O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do ensino
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7084Palabras clave:
Plano de Ações Articuladas. Prática pedagógica. Avaliação.Resumen
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e analisar o Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado pelo Ministério da Educação como um instrumento eficaz de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica. Teve como objeto de análise o PAR de um município mineiro e focalizou as práticas pedagógicas e a avaliação em duas unidades escolares. Para tal, realizou pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Constatou-se que as práticas pedagógicas e a avaliação da aprendizagem estão centradas no resultado das avaliações sistêmicas, tendo esse parâmetro como principal indicador de qualidade.Descargas
Descargas
Publicado
15-12-2014
Cómo citar
Valente, L. de F., & Costa, M. S. F. P. M. (2014). O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do ensino. Educación En Cuestión, 50(36), 183–210. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7084
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.