As políticas de formação de professores: a expansão comprometida

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués Universidade Federal do Pará| UFPA
  • Stella Cecilia Duarte Segenreich Universidade Católica de Petrópolis
  • Celia Regina Otranto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7171

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação a distância. Institutos Federais.

Resumo

O texto é resultado de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo apresentar a análise referente aos cursos de Formação de Professores de forma presencial e a distância, realizados em instituições tradicionais de formação docente, bem como nos Institutos Federais. Os dados indicam redução de matrículas nas instituições tradicionais, se contrapondo a uma grande ampliação de oferta nos Institutos Federais, o que pode minimizar a escassez de docentes, apesar dos riscos apontados neste estudo relacionados à oferta de licenciaturas por instituições sem tradição na área.

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Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará| UFPA

Profa. Dra. Olgaíses Cabral Maués

Universidade Federal do Pará| UFPA

Instituto de Ciências da Educação

Pesquisadora do Grupo de Estudos de Políticas Educacionais, Formação de Professores e Trabalho Docente | GETRADO

“Estado, Educação e Sociedade”

Pesquisadora da Rede Universitas|Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | olgaises@uol.com.br

Stella Cecilia Duarte Segenreich, Universidade Católica de Petrópolis

Profa. Dra. Stella Cecilia Duarte Segenreich

Universidade Católica de Petrópolis

Instituto de Teologia e Humanidades

Pesquisadora da Rede Universitas | Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | stella.segen@gmail.com

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | UFRRJ

Profa. Dra. Celia Regina Otranto

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | UFRRJ

Instituto de Educação

Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino

Pesquisadora da Rede Universitas | Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | celiaotranto@terra.com.br

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Maués, O. C., Segenreich, S. C. D., & Otranto, C. R. (2015). As políticas de formação de professores: a expansão comprometida. Revista Educação Em Questão, 51(37), 42–72. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7171

Edição

Seção

Artigos