A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7965Palavras-chave:
Educação a distância. Comunicação. Formação de professores.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir algumas potencialidades e limites da comunicação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem,em um curso a distância para formação de professores. Essa investigação se aproximou de um estudo de caso,e a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sete estudantes e seis tutores virtuais. A análise dos dados evidenciou o estabelecimento de uma comunicação efetiva,que pode contribuir para minimizar o sentimento de isolamento, ampliar a qualificação das discussões sobre o conteúdo estudado e criar um ambiente de aprendizagem dinâmico, que possibilite a reflexão e o trabalho colaborativo.Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, Denise Martins; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, maio/ ago. 2011.
ALICE. Entrevista escrita. Matão (São Paulo), 5 jun. 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Currículo, avaliação e acompanhamento na educa- ção a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EDUFSCar, 2010.
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
AMANDA. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 16 fev. 2012.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacio- nal. Brasília: Livro, 2005.
ANDRÉIA, Entrevista escrita. São Carlos (São Paulo), 05 jun. 2011.
BATISTA, Erlinda Martins; GOBARA, Shirley Takeco. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. 2007. Disponível em: Acesso em: 8 out. 2012.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2003.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BORBA, Marcelo Carvalho; MALHEIROS, Ana Paula Santos; ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BRANCA. Entrevista escrita. São Carlos (São Paulo), 19 jul. de 2011. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007. FELIPE. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 25 fev. 2012.
FERNANDO. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 12 fev. 2012.
GÓMEZ, Andrea Anfossi; ALVARADO, Ana Virginia Quesada. Diseñando ambientes digita- les para recrear oportunidad de aprendizaje: una experiencia para la formación docente. In: MORAES, Maria Candida (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: NIED/UNICAMP. 2002.
HELENA. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 26 fev. 2012. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUSMARINA. Entrevista escrita. São Carlos (São Paulo), 21jun. 2011. MARCELO. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 27 fev. 2012.
MARIA CLARA. Entrevista oral. Matão (São Paulo), 1jul. 2011. MARIANA. Entrevista oral. São Carlos (São Paulo), 15 mar. 2012.
MASETTO, Marcos. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2003.
MILL, Daniel Ribeiro Silva; ABREU-E-LIMA, Denise Martins; LIMA, Valéria; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, v. 2, n. 4, p. 112-127, ago./dez. 2008. Disponível em:<http://www.cadernosdapedagogia.ufscar. br/index.php/cp/article/viewFile/106/63>. Acesso em: 10 set. 2012.
NOTARI, Michele. How to use a wiki in Education: wiki based effective constructive lear- ning. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON WIKIS, 2006, Odense (Dinamarca). Anais... Odense (Dinamarca): Universidade do Sul da Dinamarca, 2006. Disponível em: < http:// www.wikisym.org/ ws2006/>. Acesso em: 9 nov. 2012.
PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. Building online learning communities: effective strategies for the virtual classroom. San Francisco: Jossey-Bass. 2007.
PIERSON, Alice Helena Campos; ABRAMOWICZ, Anete; REALI, Aline Maria Medeiros; FREITAS, Denise; MIZUKAMI, Maria Graça Nicoletti; BITTAR, Marisa; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. Projeto Pedagógico: curso de licenciatura em Pedagogia modalidade Educação a Distância. São Carlos: UFSCar. 2007.
PONTE, João Pedro. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professo- res: que desafios? Revista Iberoamericana de Educação, n. 24, p. 63-90, set./dez. 2000. Disponível em:<http://www.rieoei.org/ rie24a03.htm> Acesso em: 18 out. 2007.
RENATA. Entrevista escrita. São Carlos (São Paulo), 12 jul. 2011.
SARAIVA, Luciana Martins; PERNIGOTTI, Joyce Munarski; BARCIA, Ricardo Miranda; LAPOLLI, Edis Mafra. Tensões que afetam os espaços de educação a distância. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 483-491, set./dez. 2006.
SU. Entrevista escrita. Matão (São Paulo), 27 jul. 2011.
VALENTE, José Armando. Criando ambientes de aprendizagem via rede telemática: expe- riências na formação de professores para o uso da informática na educação. In:VALENTE, José Armando (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Nied/UNICAMP. 2003.
VALENTE, José Armando. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 7, n. 12, p. 139-142, fev. 2003a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.