Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul

Autores

  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7970

Palavras-chave:

Políticas educativas. Sistema de avaliação. Ideb.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o resultado do Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Maria – RS, com base no plano de ações implementado pela SMED. Esta pesquisa utilizou análise quantitativa a partir de dados do Inep e Portal Ideb e análise documental. Foi constatado que,na avaliação de 2011, a maioria das escolas obteve um crescimento nos resultados, contudo alguns mecanismosutilizados pelas escolas podem, facilmente, lograr o sistema e mascarar os resultados no Ideb. Assim, o aumento do Idebnão necessariamente significa uma melhoria na qualidade da educação praticada na escola.

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Biografia do Autor

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria

Profa Dra. Andressa Aita Ivo

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação Física e Desportos

Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Departamento de Desportos Individuais

Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas

E-mail | dessaaita@gmail.com

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação

Departamento de Ensino

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas

E-mail | hypolito@ufpel.edu.br

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Publicado

15-08-2015

Como Citar

Ivo, A. A., & Hypolito, Álvaro M. (2015). Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul. Revista Educação Em Questão, 52(38), 163–192. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7970

Edição

Seção

Artigos