Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7970Palabras clave:
Políticas educativas. Sistema de avaliação. Ideb.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o resultado do Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Maria – RS, com base no plano de ações implementado pela SMED. Esta pesquisa utilizou análise quantitativa a partir de dados do Inep e Portal Ideb e análise documental. Foi constatado que,na avaliação de 2011, a maioria das escolas obteve um crescimento nos resultados, contudo alguns mecanismosutilizados pelas escolas podem, facilmente, lograr o sistema e mascarar os resultados no Ideb. Assim, o aumento do Idebnão necessariamente significa uma melhoria na qualidade da educação praticada na escola.Descargas
Citas
BARBOSA, Ivone Garcia. Prática pedagógica na educação infantil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educa- ção nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996, Seção1, p. p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 nov. 2013.
BRASIL. CONAE, 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Documento Referência. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Plano de ações articuladas ? PAR 2011-2014. Guia prático de ações para municípios. Brasília, nov. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Instrumento Diagnóstico PAR Municipal 2011-2014. Brasília: MEC, 2011. (6ª versão).
BRASIL. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 jun. 2007, Seção 1, p.07.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 59 de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2009. Seção 1, p. 08. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/ emc59.htm. Acesso em: 28 fev. 2014.
BRASIL. Projeto de lei n° 8.035 de 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/ prop_mostrarintegra?codteor=831421&filename=PL+8035/2010. Acesso em: 2 nov. 2012.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 01. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato20112014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 10 nov. 2014.
CHIRINÉA Andréia Melanda; BARREIRO Iraíde Marques de Freitas. Qualidade da educa- ção: eficiência, eficácia e produtividade escolar. 2011. Disponível em : http://portal.fclar. unesp.br/publicacoes/revista/polit_gest/edi7_artigo3.pdf. Acesso em: 27 out. 2014.
DAVIES, Nicholas. FUNDEB: a redenção da educação básica? Campinas: Autores Associados, 2008.
DIRETORA Acácia. Entrevista. Ituiutaba (Minas Gerais),12 abr. 2012.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Série Documental, Brasília, v. 24, n. 22, p. 5-34, 2007.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspecti- vas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
ESPECIALISTA Hortência. Entrevista. Ituiutaba, Minas Gerais. 23 abr. 2012.
FERNANDES, Reynaldo; GREMAUD, Amaury Patrick. Qualidade da educação: avaliação, indicadores e metas. In: VELOSO, Fernando (Org.). Educação Básica no Brasil: construindo um país do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 213 – 238.
FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
FREITAS, Luiz Carlos. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocul- tação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 965-987, out. 2007.
FREITAS, Luiz Carlos. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neo- tecnicismo? Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/seminario3/luiz_freitas.pdf. Acesso em: 28 mar. 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 235-274, jan./ abril. 2011.
GUIMARÃES, Claudilene Abadia. Diário de bordo. 22 de novembro de 2012. (Manuscrito)
GUIMARÃES, Claudilene Abadia; VALENTE, Lucia de Fatima. O Plano de Ações Articuladas do Município de Ituiutaba-MG: análise das práticas pedagógicas e da avaliação da apren- dizagem. Uberlândia: Relatório PIBIC/FAPEMIG, 2013.
NETO, José Batista.; SANTIAGO, Eliete. Prática Pedagógica. In: NETO, José Batista; SANTIAGO, Eliete (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Massangana, 2006.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 25 set. 2009.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas consequências para os trabalhadores docentes. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 92, Especial, p. 753-775, out. 2005.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Das políticas de governo à política de Estado: reflexões sobre a atual agenda edu- cacional brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 323-337, abr./ jun. 2011.
PINTO, Jose Marcelino Rezende. O financiamento da educação no governo Lula. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v. 25, n. 2, p. 323-340, maio/ago. 2009.
PROFESSORA Amarilis. Entrevista. Ituiutaba (Minas Gerais), 20 de abril de 2012. SAVIANI, Demerval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 1231-1255, out. 2007.
SAVIANI, Demerval. PDE ? Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, Demerval. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 380-392, ago. 2010.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 2002
SILVA, Jovina da.; RAMOS, Maria Monteiro da Silva. Prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. Disponível em: Bhttp://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt3/GT3_2006_08.P DF. Acesso em: 20 out. 2012.
SOUZA, Sandra Zákia Lian; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 873-895. 2003. ISSN Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-7330200300030000. Acesso em: 16 out. 2012.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad 2, 1994.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989.
TELES, Fabricia Pereira; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática pedagógica na educação infantil: breve panorama histórico. 2009 Disponível em: http://www.ufpi.br/ subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.1/8_Fabricia%20Pereira%20 Teles.pdf. Acesso em: 24 out. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.