Regularidades e transformações da prática no discurso docente
Palavras-chave:
Professorado. Discurso docente. Identidade.Resumo
Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.