Regularidades e transformações da prática no discurso docente

Autores/as

  • Marileide Maria de Melo Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Professorado. Discurso docente. Identidade.

Resumen

Este trabalho é parte de um estudo mais amplo sobre a identidade de docentes vinculados às séries iniciais da educação básica, no contexto de uma formação em serviço, em instituições públicas do ensino superior. Tendo por fonte as narrativas docentes, busca-se neste estudo apreender os sentidos atribuídos à sua prática pedagógica e os elementos que passam a significar e ressignificar a identidade e a organizar suas ações docentes. Para identificar as estratégias discursivas presentes nesta análise, apoiamo-nos na escola francesa da análise do discurso e nas contribuições de Foucault, cuja noção de formação discursiva é de grande importância à compreensão do estudo em foco. A partir deste referencial procura-se identificar os mecanismos presentes e instituídos como efeitos de poder, em meio às relações sociais, implicados na construção / desconstrução dos discursos e dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marileide Maria de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Marileide Maria de Melo

Universidade Federal da Paraíba

Publicado

15-04-2006

Cómo citar

Melo, M. M. de. (2006). Regularidades e transformações da prática no discurso docente. Educación En Cuestión, 25(11), 102–126. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8292