A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional

Autores

  • Elda Silva do Nascimento Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moisés Domingos Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Formação docente. Representação social. Campo educacional

Resumo

A formação docente tem sido aplicada em formatos, tempos e espaços diversificados, compondo, assim, estatutos e propostas em diferentes níveis de qualificação. Através da Teoria das Representações Sociais busca-se desvelar como sentem e reagem os agentes envolvidos nesse processo, ou seja, os professores. Foi adotado, ainda, o conceito de campo educacional. Ambos são instrumentais teóricos que possibilitam a apreensão dos fenômenos sociais nos planos micro e macro. No percurso metodológico, utilizaram-se o Teste de Associação Livre de Palavras e a Entrevista Semi-Estruturada e, para o tratamento desses dados, o Software SPSS – Statistical Package for Social Sciences e a Análise de Conteúdo. A combinação dos conceitos, instrumentos e técnicas citados se deram no sentido de realizar-se uma reflexão de ordem qualitativa e quantitativa acerca do tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elda Silva do Nascimento Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

 

Downloads

Publicado

15-12-2005

Como Citar

Melo, E. S. do N., & Sobrinho, M. D. (2005). A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional. Revista Educação Em Questão, 24(10), 110–136. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8312

Edição

Seção

Artigos