A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional

Autores/as

  • Elda Silva do Nascimento Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Moisés Domingos Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Formação docente. Representação social. Campo educacional

Resumen

A formação docente tem sido aplicada em formatos, tempos e espaços diversificados, compondo, assim, estatutos e propostas em diferentes níveis de qualificação. Através da Teoria das Representações Sociais busca-se desvelar como sentem e reagem os agentes envolvidos nesse processo, ou seja, os professores. Foi adotado, ainda, o conceito de campo educacional. Ambos são instrumentais teóricos que possibilitam a apreensão dos fenômenos sociais nos planos micro e macro. No percurso metodológico, utilizaram-se o Teste de Associação Livre de Palavras e a Entrevista Semi-Estruturada e, para o tratamento desses dados, o Software SPSS – Statistical Package for Social Sciences e a Análise de Conteúdo. A combinação dos conceitos, instrumentos e técnicas citados se deram no sentido de realizar-se uma reflexão de ordem qualitativa e quantitativa acerca do tema em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elda Silva do Nascimento Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

 

Publicado

15-12-2005

Cómo citar

Melo, E. S. do N., & Sobrinho, M. D. (2005). A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional. Educación En Cuestión, 24(10), 110–136. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8312