As propostas educacionais de John Dewey para uma sociedade democrática
Palavras-chave:
Dewey. Pensamento pedagógico. Democracia.Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as propostas educacionais de John Dewey (1859-1952), considerando a escola como um espaço de valorização da experiência e formação do sentimento democrático. Dewey propôs que a escola fosse um laboratório da vida social, “uma comunidade em miniatura,” já que ela refletia todas as nuances da sociedade. Nas suas formulações teóricas, a democracia deveria ser aprendida por meio da educação escolar que deveria conciliar o “aprender fazendo” e o “aprender sentindo,” permitindo uma convivência pacífica entre as diferentes classes sociais. Desta forma, projetou na democracia, um meio de igualdade e de controle moral e pensou a educação como responsável pela formação de uma sociedade mais justa e mais humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.