As propostas educacionais de John Dewey para uma sociedade democrática

Autores

  • Claudemir Galiani Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Dewey. Pensamento pedagógico. Democracia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre as propostas educacionais de John Dewey (1859-1952), considerando a escola como um espaço de valorização da experiência e formação do sentimento democrático. Dewey propôs que a escola fosse um laboratório da vida social, “uma comunidade em miniatura,” já que ela refletia todas as nuances da sociedade. Nas suas formulações teóricas, a democracia deveria ser aprendida por meio da educação escolar que deveria conciliar o “aprender fazendo” e o “aprender sentindo,” permitindo uma convivência pacífica entre as diferentes classes sociais. Desta forma, projetou na democracia, um meio de igualdade e de controle moral e pensou a educação como responsável pela formação de uma sociedade mais justa e mais humana.

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Publicado

15-12-2004

Como Citar

Galiani, C., & Machado, M. C. G. (2004). As propostas educacionais de John Dewey para uma sociedade democrática. Revista Educação Em Questão, 21(7), 116–135. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8384

Edição

Seção

Artigos