Construindo consciência crítica na alfabetização digital

Autores

  • Ana Loureiro Jurema Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Alfabetização digital. Consciência crítica. Pedagogia da informática.

Resumo

Neste texto nós arguimos que as Tecnologias da Informação precisam ser desmistificadas no processo de formação de professores, através da construção de uma consciência crítica. Esta se faz pela aprendizagem e compreensão do uso das tecnologias da informação em categorias: técnica, sócio-histórica e politico-ideológicas, assim como do entendimento dos constructos teóricos que permeiam os usos destas tecnologias, sendo crucial a conexão dos funda- mentos teóricos com a prática. Enfatizamos que estas tecnologias da informação são tão somente um meio para dar suporte à aprendizagem, e não são neutras. A autora lista as premissas básicas para uma pedagogia da informática e apresentam exemplos de aplicações destas ideias sendo postas em prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-08-2004

Como Citar

Jurema, A. L. (2004). Construindo consciência crítica na alfabetização digital. Revista Educação Em Questão, 20(6), 61–73. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8464

Edição

Seção

Artigos