Construindo consciência crítica na alfabetização digital
Palavras-chave:
Alfabetização digital. Consciência crítica. Pedagogia da informática.Resumo
Neste texto nós arguimos que as Tecnologias da Informação precisam ser desmistificadas no processo de formação de professores, através da construção de uma consciência crítica. Esta se faz pela aprendizagem e compreensão do uso das tecnologias da informação em categorias: técnica, sócio-histórica e politico-ideológicas, assim como do entendimento dos constructos teóricos que permeiam os usos destas tecnologias, sendo crucial a conexão dos funda- mentos teóricos com a prática. Enfatizamos que estas tecnologias da informação são tão somente um meio para dar suporte à aprendizagem, e não são neutras. A autora lista as premissas básicas para uma pedagogia da informática e apresentam exemplos de aplicações destas ideias sendo postas em prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.