Construindo consciência crítica na alfabetização digital
Palabras clave:
Alfabetização digital. Consciência crítica. Pedagogia da informática.Resumen
Neste texto nós arguimos que as Tecnologias da Informação precisam ser desmistificadas no processo de formação de professores, através da construção de uma consciência crítica. Esta se faz pela aprendizagem e compreensão do uso das tecnologias da informação em categorias: técnica, sócio-histórica e politico-ideológicas, assim como do entendimento dos constructos teóricos que permeiam os usos destas tecnologias, sendo crucial a conexão dos funda- mentos teóricos com a prática. Enfatizamos que estas tecnologias da informação são tão somente um meio para dar suporte à aprendizagem, e não são neutras. A autora lista as premissas básicas para uma pedagogia da informática e apresentam exemplos de aplicações destas ideias sendo postas em prática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.