Por uma pedagogia da complexidade: cartografia das idéias de Clarival Prado Valladares

Autores

  • Wani F. Pereira

Palavras-chave:

Educação. Arte. Complexidade.

Resumo

Tema de tese de doutoramento trata da obra do historiador, crítico de arte e educador patrimonialista, Clarival do Prado Valladares, e, a partir daí, visualiza indícios que antecipam proposições atuais acerca de um pensamento/conhecimento complexos, multi e transdisciplinar. Diante da monumentalidade da obra dispersa em instituições, idealizamos uma cartografia, circunscrita nas cidades do Natal, Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. O uso da imagem através da documentação fotográfica pelo autor torna-se aporte e suporte da iconografia como método, configura um 'museu de imagens', instaura uma epistemologia narrativa mestiça, poética, e aporte imprescindível na constituição de uma pedagogia da complexidade, a partir de um processo recursivo entre arte/ educação/arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-06-2001

Como Citar

Pereira, W. F. (2001). Por uma pedagogia da complexidade: cartografia das idéias de Clarival Prado Valladares. Revista Educação Em Questão, 13(3), 64–79. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8943