A formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior:
construindo o Estado da Questão
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9848Palavras-chave:
Formação de professores, Docente bacharel, Educação superiorResumo
Este estudo tem como objetivo analisar contribuições de pesquisas brasileiras sobre formação pedagógica do docente bacharel. Fundamenta-se em autores como Cunha (2004), Masetto (1998) e Tardif (2002). Como metodologia, utilizou-se pesquisa do tipo Estado da Questão (MARCONI; LAKATOS, 2001 e SILVEIRA; NÓBREGA-THERRIEN, 2011), com coleta de dados realizada no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses, em periódicos e anais de eventos científicos. Concluiu-se que esse profissional deve possuir conhecimentos pedagógicos e que é necessário o aprofundamento de estudos em busca de soluções para essa situação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Telga Persivo Pontes de. O professor universitário, sem formação pedagógica, a origem e a construção de sua práxis docente: que racionalidade? Que caminhos? 2006. 129f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3291. Acesso em: 6 abr. 2014.
ABENSUR, Silvia Itzcovici; TAMOSAUSKAS, Marcia Rodrigues Garcia. Tecnologia da informação e comunicação na formação docente em saúde: Relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 102-107, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n1/a14v35n1.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
BACKES, Dirce Stein; MARINHO, Mara; COSTENARO, Regina Santini; NUNES, Simone; RUPOLO, Irani. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento com- plexo. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 3, p. 421-426, maio/jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a12v63n3.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
BACKESI, Vânia Marli Schubert; MOYÁII, Jose Luis Medina; PRADO, Marta Lenise do. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 421-428, mar./abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010411692011000200026&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 14 out.2015.
BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSES, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 285-303, jul./out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v8n2/a07v8n2.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70/ LDA, 2009.
BASÍLIO, Vanessa Hidd. A prática pedagógica no ensino superior: o desafio de tornar-se professor. 2010. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2010. Disponível em: http://www. ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2010/Vanessa_Hidd.pdf. Acesso em: 12 out. 2014.
BATISTA, Nildo Alves. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 283-294, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v3n2/03.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
BERNARDINO JÚNIOR, Roberto. Docência universitária: o cirurgião dentista no curso de odontologia. 2011. 236f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br/?login-url-success=/capesdw/. Acesso em: 30 mar. 2014.
BERNINI, Giovanna Márcia Cristina; SANTOS, Patricia Peixoto dos; DIAS, Caroline. O professor de ciências exatas no contexto universitário: dilemas e perspectivas. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
BORGES, Camila Cunha de Araújo. Didática e prática pedagógica do professor de Administração. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 6 fev. 2015.
CAMARGO, Marcela Pedroso de. Docência universitária e formação pedagógica: um olhar para a Universidade Estadual de Londrina. 2012. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/down- loads/dissertacoes/2012/2012_-_CAMARGO_Marcela_Pedroso.pdf . Acesso em: 14 out. 2015.
CAMPELO, Arandi Maciel. Os saberes docentes construídos pelos professores e as prá- ticas de ensino no curso superior de administração da FCAP/UPE. 2011. 291f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: http://www.arandi.adm.br/pdf/Arandi.tese.pdf. Acesso em: 25 mar. 2014.
CARVALHO, Genyvana Criscya Garcia; BRITO, Antonia Edna. Docência no ensino superior: o professor bacharel e as aprendizagens docentes. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO
SUPERIOR, 5., 2013, Terezina. Anais... Terezina: Universidade Federal do Piauí, 2013. 1 CD-ROM.
CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. A prática pedagógica do bacharel professor da área de Comunicação Social. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE NORDESTE E CENTRO-OESTE E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais...Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
CÓSSIO, Maria de Fátima. Políticas institucionais de formação pedagógica e seus efei- tos na configuração da docência e na qualidade universitária: um estudo sobre as IES comunitárias do RS. 2008. 226f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13275. Acesso em: 25 abr. 2014.
CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, n. 3, v. 27, p. 525-536, set./dez. 2004. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/ faced/article/view/397/294. Acesso em: 24 fev. 2015.
DANTAS, Cecília Maria Macedo. O desenvolvimento da docência nas engenharias: um estudo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 2011. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/ jspui/bitstream/1/10200/1/CeciliaMMD_DISSERT.pdf. Acesso em: 2 mar. 2014.
DIAS, Ana Maria Iorio. Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na Educação Superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá (Org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010.
DIAS, Ana Maria Iorio; BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; SILVA, Joelma Soares da; SILVA, Chirley Lima da. A formação dos docentes em Secretariado Executivo das Instituições de Educação Superior do Brasil. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E
CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 5., 2013, Teresina. Anais... Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2013. 1 CD-ROM.
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11. ed. Tradução Nuno Garcia Lopes. Lisboa: Edições 70, 2007.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21. ed. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. De bacharel a professor: processos de aprendizagem da docência no ensino superior. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.
FERREIRA JÚNIOR, Marcos Antonio. Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 6, p. 866-871, nov./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a12v61n6. pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
FORESTI, Roque Antonio. Médico: ser ou não ser professor? Implicações para a conduta médica e a profissionalidade docente. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina. Disponível em: http://www6.univali. br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1092. Acesso em: 2 maio 2014.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREITAS, Emílio Campelo; LEITINHO, Meirecele Calíope. Docência universitária em cursos de Engenharia: um estudo exploratório. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1CD-ROM.
FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Docência no ensino superior: revelando saberes dos professores da área da saúde da UNICRUZ/RS. 2009. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http:// www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24164/000745080.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 abr. 2014.
FURTADO, José Augusto Paz Ximenes. A construção de saberes docentes no cotidiano das práticas de ensinar: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico. 2007. 162f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2008/construca_saberes.pdf. Acesso em: 4 abr. 2014.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2009.
GONZÁLEZ, Alberto Durán. Ser docente na área da saúde: uma abordagem à luz da fenomenologia heideggeriana. Londrina, Paraná. 2012. 115f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/saudecoletiva/Doutorado/teses/ tese/1.pdf. Acesso em: 4 abr. 2014.
GUIMARÃES, Isac Pimentel; FERREIRA, Rosilda Arruda. Pesquisa-ação aplicada às ciências contábeis: uma possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.
JORDÃO, Larissa Caroline Silva; CLARO, Marcel Alessandro. A Educação no século XXI e a formação do Professor reflexivo na Arquitetura. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
LACERDA, Cecília Rosa. A experiência do exercício da profissão e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado. 2011. 248f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public/programa/noticias_ desc.jsf?noticia=10290670&id=10056. Acesso em: 3 abr. 2014.
LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa; COSTA, Ivna Maria Mello. Percorrendo o conhecimento e a formação pedagógica do fisioterapeuta professor. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.
LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. O bacharel na docência superior: retratos de pesquisa do PPGED. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO- OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Urbelândia, 2012. 1 CD-ROM.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.
MEDRADO, Glaucia Cristina da Rocha. Tornar-se professor de administração: um estudo sobre o papel da afetividade na trajetória profissional. 2012. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/proces- saPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=12385&processar=Processar. Acesso em: 2 maio 2014.
MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista de Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 23, n. 59, p. 142-153, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v23n59/v23n59a06.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
MISSIO, Lourdes. O entrelaçar dos fios na construção da identidade docente dos professores do curso de enfermagem da UEMS. 2007, 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2007. Disponível em: http:// www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000423305. Acesso em: 30 mar. 2014.
MORAES, Eliane Gouveia de. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de fisioterapia. 2008. 66f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2008. Disponível em: http://busca.ibict.br/SearchBDTD/search.do. Acesso em: 7 abr. 2014.
MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Docência no ensino superior: um olhar sobre a prática pedagógica do bacharel. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3, 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-TERRIEN, Silvia Maria (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.
NUNES, Zigmar Borges. Ensino superior: percepção do docente de enfermagem quanto à formação pedagógica. 2011. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/concei%C3%A7%C3%A3o/Downloads/ ZigmarBorgesNunes.pdf. Acesso em: 14 abr. 2014.
PIVETTA, Hedioneida Maria Foletto. Concepções de formação e docência dos pro- fessores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. 2006. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=531. Acesso em: 21 abr. 2014.
RODRIGUES, Algaides de Marco. Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro. 2011. 125f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: taniaporto.domi- niotemporario.com/doc/TT_2011_algaides.pdf. Acesso em: 15 abr. 2014.
ROLINDO, Joicy Mara Rezende. A formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise a partir das representações dos professores do curso de engenharia agrícola da UEG. 2008. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008. Disponível em: http:// www.openthesis.org/documents/Dos-docentes-uma-partir-das-495283.html. Acesso em: 4 abr. 2014.
SAMPAIO, Arlene Luttigards Oliveira Vaz; LEPORACE, Viviane Reis. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
SANTOS, Patrícia Peixoto dos. Socialização profissional dos professores engenheiros ingressantes da educação superior. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlância, Uberlândia, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/3449/1/ SocializacaoProfissionalProfessores.pdf. Acesso em: 28 abr. 2014.
SILVA, Dayse Souza da. Formação de professores de educação superior de cursos de graduação na área de saúde. 2008. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=894. Acesso em: 20 abr. 2014.
SILVA, Naísa Afonso da; BARAÚNA, Silvana Balusá. A prática do docente universitário no curso de Direito e a formação do aluno. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
SILVA, Stephane da. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011, 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: http://capesdw.capes. gov.br/?login-url-success=/capesdw/. Acesso em: 20 abr. 2014.
SILVA, Wellington dos Reis; KATO, Marly Nunes de Castro; ANDRADE, Luiza Vitória Vital de. Desenvolvimento Profissional Docente: socialização e identidade dos professores da área de Ciências Biomédicas da UFU. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
SILVEIRA, Clarice Santiago; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v41n27.pdf Acesso em: 24 fev. 2015.
SLOMSKI , Vilma Geni. Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de ciências contábeis do Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 87-103, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.rco.usp.br/index.php/rco/article/view/11/24. Acesso em: 14 out. 2015.
SOUZA, Ana Cláudia de; DIAS, Elisângela Teixeira Gomes. Formação pedagógica na prática docente no ensino superior: percepção de professores da área de saúde. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 4., 2012, Uberlândia. Anais...Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
YNOUE, Alessandra Tiemi. A capacitação do profissional de fisioterapia para a docência no ensino superior. 2011. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, 2011. Disponível em: http://apeclx.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=262. Acesso em: 20 abr. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.