The pedagogical formation of the bachelors teachers of higher education: building the State of the Question

building the State of the Question

Authors

  • Conceição de Maria Pinheiro Barros Universidade Federal do Ceará
  • Ana Maria Iorio Dias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9848

Keywords:

Teachers formation, Bachelor docent, Higher education

Abstract

This study aims to analyze contributions of Brazilian researches on pedagogical formation of bachelor teacher. It is based on authors as Cunha (2004), Masetto (1998) and Tardif (2002). The methodology we employed was a survey like the type of State of the Question (MARCONI; LAKATOS, 2001and SILVEIRA; NÓBREGA-THERRIEN, 2011), with data collection performed in Theses Bank of Personnel Improvement Coordination of Higher Education, in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses, in journals and annals of scientific events. It was concluded that this professional must have pedagogical knowledge and that is necessary the deepening of the studies to search solutions to this situation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Profa. Ms. Conceição de Maria Pinheiro Barros

Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Economia, Administração, Atuárias, Contabilidade e Secretariado

Executivo

Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo | GEPES

Email | conceicaompb@ufc.br

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

Profa. Dra. Ana Maria Iorio Dias
Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupo de Pesquisa Formação Docente
E-mail | ana.iorio@yahoo.com.br

References

ANDRADE, Telga Persivo Pontes de. O professor universitário, sem formação pedagógica, a origem e a construção de sua práxis docente: que racionalidade? Que caminhos? 2006. 129f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3291. Acesso em: 6 abr. 2014.

ABENSUR, Silvia Itzcovici; TAMOSAUSKAS, Marcia Rodrigues Garcia. Tecnologia da informação e comunicação na formação docente em saúde: Relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 102-107, jan./mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n1/a14v35n1.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

BACKES, Dirce Stein; MARINHO, Mara; COSTENARO, Regina Santini; NUNES, Simone; RUPOLO, Irani. Repensando o ser enfermeiro docente na perspectiva do pensamento com- plexo. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 63, n. 3, p. 421-426, maio/jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a12v63n3.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

BACKESI, Vânia Marli Schubert; MOYÁII, Jose Luis Medina; PRADO, Marta Lenise do. Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 421-428, mar./abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010411692011000200026&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 14 out.2015.

BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSES, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 285-303, jul./out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v8n2/a07v8n2.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70/ LDA, 2009.

BASÍLIO, Vanessa Hidd. A prática pedagógica no ensino superior: o desafio de tornar-se professor. 2010. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2010. Disponível em: http://www. ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2010/Vanessa_Hidd.pdf. Acesso em: 12 out. 2014.

BATISTA, Nildo Alves. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 283-294, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v3n2/03.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

BERNARDINO JÚNIOR, Roberto. Docência universitária: o cirurgião dentista no curso de odontologia. 2011. 236f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. Disponível em: http://capesdw.capes.gov.br/?login-url-success=/capesdw/. Acesso em: 30 mar. 2014.

BERNINI, Giovanna Márcia Cristina; SANTOS, Patricia Peixoto dos; DIAS, Caroline. O professor de ciências exatas no contexto universitário: dilemas e perspectivas. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

BORGES, Camila Cunha de Araújo. Didática e prática pedagógica do professor de Administração. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 6 fev. 2015.

CAMARGO, Marcela Pedroso de. Docência universitária e formação pedagógica: um olhar para a Universidade Estadual de Londrina. 2012. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/down- loads/dissertacoes/2012/2012_-_CAMARGO_Marcela_Pedroso.pdf . Acesso em: 14 out. 2015.

CAMPELO, Arandi Maciel. Os saberes docentes construídos pelos professores e as prá- ticas de ensino no curso superior de administração da FCAP/UPE. 2011. 291f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em: http://www.arandi.adm.br/pdf/Arandi.tese.pdf. Acesso em: 25 mar. 2014.

CARVALHO, Genyvana Criscya Garcia; BRITO, Antonia Edna. Docência no ensino superior: o professor bacharel e as aprendizagens docentes. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR, 5., 2013, Terezina. Anais... Terezina: Universidade Federal do Piauí, 2013. 1 CD-ROM.

CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. A prática pedagógica do bacharel professor da área de Comunicação Social. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE NORDESTE E CENTRO-OESTE E FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais...Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

CÓSSIO, Maria de Fátima. Políticas institucionais de formação pedagógica e seus efei- tos na configuração da docência e na qualidade universitária: um estudo sobre as IES comunitárias do RS. 2008. 226f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13275. Acesso em: 25 abr. 2014.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, n. 3, v. 27, p. 525-536, set./dez. 2004. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/ faced/article/view/397/294. Acesso em: 24 fev. 2015.

DANTAS, Cecília Maria Macedo. O desenvolvimento da docência nas engenharias: um estudo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 2011. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/ jspui/bitstream/1/10200/1/CeciliaMMD_DISSERT.pdf. Acesso em: 2 mar. 2014.

DIAS, Ana Maria Iorio. Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na Educação Superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá (Org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010.

DIAS, Ana Maria Iorio; BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; SILVA, Joelma Soares da; SILVA, Chirley Lima da. A formação dos docentes em Secretariado Executivo das Instituições de Educação Superior do Brasil. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E

CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 5., 2013, Teresina. Anais... Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2013. 1 CD-ROM.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11. ed. Tradução Nuno Garcia Lopes. Lisboa: Edições 70, 2007.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21. ed. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.

EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. De bacharel a professor: processos de aprendizagem da docência no ensino superior. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.

FERREIRA JÚNIOR, Marcos Antonio. Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 6, p. 866-871, nov./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n6/a12v61n6. pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

FORESTI, Roque Antonio. Médico: ser ou não ser professor? Implicações para a conduta médica e a profissionalidade docente. 2012. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina. Disponível em: http://www6.univali. br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1092. Acesso em: 2 maio 2014.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREITAS, Emílio Campelo; LEITINHO, Meirecele Calíope. Docência universitária em cursos de Engenharia: um estudo exploratório. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1CD-ROM.

FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Docência no ensino superior: revelando saberes dos professores da área da saúde da UNICRUZ/RS. 2009. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http:// www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24164/000745080.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 abr. 2014.

FURTADO, José Augusto Paz Ximenes. A construção de saberes docentes no cotidiano das práticas de ensinar: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico. 2007. 162f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2008/construca_saberes.pdf. Acesso em: 4 abr. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2009.

GONZÁLEZ, Alberto Durán. Ser docente na área da saúde: uma abordagem à luz da fenomenologia heideggeriana. Londrina, Paraná. 2012. 115f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/pos/saudecoletiva/Doutorado/teses/ tese/1.pdf. Acesso em: 4 abr. 2014.

GUIMARÃES, Isac Pimentel; FERREIRA, Rosilda Arruda. Pesquisa-ação aplicada às ciências contábeis: uma possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.

JORDÃO, Larissa Caroline Silva; CLARO, Marcel Alessandro. A Educação no século XXI e a formação do Professor reflexivo na Arquitetura. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

LACERDA, Cecília Rosa. A experiência do exercício da profissão e o saber ensinar: estudo com professores dos cursos de bacharelado. 2011. 248f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public/programa/noticias_ desc.jsf?noticia=10290670&id=10056. Acesso em: 3 abr. 2014.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa; COSTA, Ivna Maria Mello. Percorrendo o conhecimento e a formação pedagógica do fisioterapeuta professor. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. O bacharel na docência superior: retratos de pesquisa do PPGED. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO- OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Urbelândia, 2012. 1 CD-ROM.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 1998.

MEDRADO, Glaucia Cristina da Rocha. Tornar-se professor de administração: um estudo sobre o papel da afetividade na trajetória profissional. 2012. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/proces- saPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=12385&processar=Processar. Acesso em: 2 maio 2014.

MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista de Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 23, n. 59, p. 142-153, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v23n59/v23n59a06.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

MISSIO, Lourdes. O entrelaçar dos fios na construção da identidade docente dos professores do curso de enfermagem da UEMS. 2007, 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2007. Disponível em: http:// www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000423305. Acesso em: 30 mar. 2014.

MORAES, Eliane Gouveia de. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de fisioterapia. 2008. 66f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2008. Disponível em: http://busca.ibict.br/SearchBDTD/search.do. Acesso em: 7 abr. 2014.

MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Docência no ensino superior: um olhar sobre a prática pedagógica do bacharel. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 3, 2011, Salvador. Anais... Salvador: Fundação Visconde de Cairu, 2011. 1 CD-ROM.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: aportes teórico-metodológicos e relatos de sua produção em trabalhos científicos. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-TERRIEN, Silvia Maria (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.

NUNES, Zigmar Borges. Ensino superior: percepção do docente de enfermagem quanto à formação pedagógica. 2011. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/concei%C3%A7%C3%A3o/Downloads/ ZigmarBorgesNunes.pdf. Acesso em: 14 abr. 2014.

PIVETTA, Hedioneida Maria Foletto. Concepções de formação e docência dos pro- fessores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. 2006. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=531. Acesso em: 21 abr. 2014.

RODRIGUES, Algaides de Marco. Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro. 2011. 125f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: taniaporto.domi- niotemporario.com/doc/TT_2011_algaides.pdf. Acesso em: 15 abr. 2014.

ROLINDO, Joicy Mara Rezende. A formação didático-pedagógica dos bacharéis docentes: uma análise a partir das representações dos professores do curso de engenharia agrícola da UEG. 2008. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008. Disponível em: http:// www.openthesis.org/documents/Dos-docentes-uma-partir-das-495283.html. Acesso em: 4 abr. 2014.

SAMPAIO, Arlene Luttigards Oliveira Vaz; LEPORACE, Viviane Reis. In: ENCONTRO INTER- REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

SANTOS, Patrícia Peixoto dos. Socialização profissional dos professores engenheiros ingressantes da educação superior. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação ) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlância, Uberlândia, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/3449/1/ SocializacaoProfissionalProfessores.pdf. Acesso em: 28 abr. 2014.

SILVA, Dayse Souza da. Formação de professores de educação superior de cursos de graduação na área de saúde. 2008. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo. php?codArquivo=894. Acesso em: 20 abr. 2014.

SILVA, Naísa Afonso da; BARAÚNA, Silvana Balusá. A prática do docente universitário no curso de Direito e a formação do aluno. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

SILVA, Stephane da. Constituição de identidades docentes de professores de um curso jurídico: a recontextualização curricular. 2011, 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. Disponível em: http://capesdw.capes. gov.br/?login-url-success=/capesdw/. Acesso em: 20 abr. 2014.

SILVA, Wellington dos Reis; KATO, Marly Nunes de Castro; ANDRADE, Luiza Vitória Vital de. Desenvolvimento Profissional Docente: socialização e identidade dos professores da área de Ciências Biomédicas da UFU. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 4., 2012, Uberlândia. Anais... Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

SILVEIRA, Clarice Santiago; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Estudos sobre pesquisa e formação de professores da Educação Básica: a elaboração do Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 41, n. 27, p. 219-243, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br/pdfs/v41n27.pdf Acesso em: 24 fev. 2015.

SLOMSKI , Vilma Geni. Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de ciências contábeis do Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 87-103, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.rco.usp.br/index.php/rco/article/view/11/24. Acesso em: 14 out. 2015.

SOUZA, Ana Cláudia de; DIAS, Elisângela Teixeira Gomes. Formação pedagógica na prática docente no ensino superior: percepção de professores da área de saúde. In: ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 4., 2012, Uberlândia. Anais...Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 1 CD-ROM.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

YNOUE, Alessandra Tiemi. A capacitação do profissional de fisioterapia para a docência no ensino superior. 2011. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, 2011. Disponível em: http://apeclx.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=262. Acesso em: 20 abr. 2014.

Published

20-09-2016

How to Cite

Barros, C. de M. P., & Dias, A. M. I. (2016). The pedagogical formation of the bachelors teachers of higher education: building the State of the Question: building the State of the Question. Journal Education in Question, 54(40), 42–74. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9848