Docência e modos de subjetivação:

dissoluções genealógicas e o cuidado de si

Autores

  • Betina Schuler Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9851

Palavras-chave:

Docências, Dissoluções genealógicas, Modos de subjetivação

Resumo

Este artigo problematiza a docência e seus modos de existência no presente. Para tanto, opera-se com as três dissoluções genealógicas apontadas por Foucault (a verdade, a realidade e a identidade) na esteira dos estudos de Nietzsche. Tal procedimento busca pensar outras possibilidades de exercício consigo mesmo em se tratando da docência. Esta investigação conceitual procura desmanchar minimamente os universais que circulam como explicadores da docência para dissolvê-la na problematização dos modos de subjetivação,no que se refere à relação com os saberes e com a discência além de uma lógica de autorrevelação.

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Biografia do Autor

Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Profa. Dra. Betina Schuler

Universidade do Vale do Rio dos Sinos | São Leopoldo

Escola de Humanidades

Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências,

Pedagogias e Diferenças | UNISINOS

Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão | UNISINOS

Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação | PUCRS

E-mail | betinaschuler@hotmail.com

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

Schuler, B. (2016). Docência e modos de subjetivação:: dissoluções genealógicas e o cuidado de si. Revista Educação Em Questão, 54(40), 129–152. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9851

Edição

Seção

Artigos