Sobre a atualidade (ou não) de Comenius

Authors

  • Eládio de Almeida Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Abstract

Comenius é um autor atual? Colocando-se a questão de outra forma: que aspectos do pensamento de João Amós Comenius (1592-1670) - e, em particular, do seu pensamento pedagógico - permanecem válidos e úteis para a nossa época? Ao se levar em conta a vasta produção intelectual contemporânea a respeito da obra do grande educador checo, a pergunta parece insistir no óbvio: Comenius é considerado precursor de um grande número de propostas pedagógicas e inovações educacionais de forte impacto nos últimos trezentos anos. Assim, ele é o "pai" da pré-escola, dos métodos de ensino de línguas, dos recursos audiovisuais e lúdicos, da orientação profissional, da educação popular, da escola pública e democrática, entre outras coisas. É tão grande sua contribuição às questões educacionais com as quais nos defrontamos no presente, que é quase impossível evitar de considerá-lo "contemporâneo".

Downloads

Download data is not yet available.

Published

15-06-1996

How to Cite

Barbosa, E. de A. (1996). Sobre a atualidade (ou não) de Comenius. Journal Education in Question, 6(1), 14–33. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10618