Capacitação de educadores e política educacional: contribuição à discussão teórica
Abstract
O objetivo deste artigo é abordar a qualificação do educador numa perspectiva que contribua para o desenvolvimento da sua autonomia. Parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais com sua existência periódica, ao encontrarem as decisões no que concerne aos rumos a serem tomados pelo conjunto dos educadores ao longo de uma determinada gestão, acabam por deixá-los à mercê de mudanças constantes, impedindo/obstaculizando a construção de um saber que de fato os qualifique. Discute-se ainda como poderia se processar a qualificação dos educadores fora do âmbito estatal. O presente artigo traz elementos que a nosso ver são imprescindíveis ao debate desta questão, qual seja a divisão do trabalho na escola e no órgão de ensino como um todo. Considera-se que a questão da qualificação do educador não foi suficientemente abordada sob este âmbito, o que não o torna ainda mais necessário. Os estudos de Kramer (1984), Mello (1987) e Fusari (1988), ainda que importantes para o tema, são inconclusivos sob este ponto de vista.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.