Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019) nos Ifets: o perfil dos agentes elaboradores
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19127Keywords:
Plano de Desenvolvimento Institucional. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Perfil. Elaboradores.Abstract
This article aims to trace the academic and professional profile of the elaborating agents of the Institutional Development Plan (IDP) of 12 Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology (Ifets) and to identify the place occupied by these actors in the elaboration of such document. After identifying the IDPs in force during the analyzed period (2014-2019), 204 elaborating agents were accounted for. We use the content analysis technique (BARDIN, 2016) for the systematization and categorization of data, and Bourdieu’s (1996) conceptual notions of field and habitus to support our reflections on the position occupied by the elaborating agents in the discussions and formulations of the document. We conclude that the position occupied by the agents is linked to the interests of the managers, as they are the ones mainly responsible for the choices of the committees that elaborate the IDPs. Although there is an intention to give a democratic approach to the management of these committees, the participation of the internal and external community is not significant.Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre. Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’Água, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Método científico e hierarquia social dos objetos. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANAI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da Ciência: por uma Sociologia clínica do campo científico. Tradução Denise Barbara Catani. São Paulo: Unesp, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Corrêa. 9. ed. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomaz. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
BRASIL. Decreto n.º 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece as diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica [...]. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 de abril de 2007. Disponível em: https://bit.ly/2unZy4q. Acesso em: 14 jul. 2019.
BRASIL. Decreto n.º 9.235, de 15 de Dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior [...]. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de dezembro de 2017. Disponível em: https://bit.ly/2KsQFMo. Acesso em: 22 jul. 2019.
BRASIL. Decreto n.º 5.773, de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior [...]. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 de maio de 2006. Disponível em: https://bit.ly/2MvOwlc. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 de dezembro de 2008. Disponível em: https://bit.ly/2dzI0vn. Acesso em: 11 jun. 2019.
BRASIL. Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 de abril de 2004. Disponível em: https://bit.ly/2lFT5M6. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Lei n.º 11.195 de 18 de novembro de 2005. Dá nova redação ao § 5.º do art. 3.º da Lei n.º 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF,18 de novembro de 2005. Disponível em: https://bit.ly/2OCYFjP. Acesso em: 21 jul. 2019.
BRASIL. Lei n.º 11.741 de 08 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [...]. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 de julho de 2008. Disponível em: https://bit.ly/2FaEyUm. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Lei n. º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: https://bit.ly/1d40CY4. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Resolução n.º 2, de 1.º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior [...]. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12. Disponível em: https://bit.ly/2o5nNlV. Acesso em: 17 jul. 2019.
BRASIL. Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-Sic). Disponível em: https://bit.ly/2uZlNiE. Acesso em: 11 jul. 2019.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Qualis. Disponível em: https://bit.ly/2MGoluX. Acesso em: 11 jul. 2019.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório de Grupos de Pesquisa. Disponível em: https://bit.ly/1nZ6CYo. Acesso em: 01 jul. 2019.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, 1991, vol. 5, n. 11, p. 173-191.
FRANCISCO; Thiago Henrique Almino; NAKAYAMA; Marina Keiko; RAMOS, Alexandre Moraes; OLIVEIRA, Paulo Cristiano. A Contribuição do PDI nas Atividades de Planejamento e Gestão das Instituições de Educação Superior. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 81-107, dez. 2012.
GALVÃO, Anderson Allan Almeida. Plano de Desenvolvimento Institucional: uma proposta para elaboração e acompanhamento pelos Institutos Federais. 2016. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2OxOhcQ. Acesso em: 18 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Alagoas: IFAL, dezembro de 2013. Disponível em: https://bit.ly/2nycULA. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Brasília-DF: IFB, abril de 2014. Disponível em: https://bit.ly/2OvK6yg. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Belo Horizonte-MG: IFMG, julho de 2014. Disponível em: https://bit.ly/2p0rvzQ. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG). A evasão escolar no IFMG: diagnóstico e diretrizes da política institucional para a permanência e o êxito dos estudantes. Minas Gerais: IFMG, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2ATgzGC. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Recife: IFPE, dezembro de 2015. Disponível em: Acesso em: http://tiny.cc/r736dz. Disponível em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA (IFRO). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Porto Velho-RO: IFRO, novembro de 2014. Disponível em: http://tiny.cc/1736dzAcesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019). Aracaju-SE: junho de 2014. http://tiny.cc/e836dz.Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFC). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Fortaleza-CE: IFCE, dezembro 2013. Disponível em: http://tiny.cc/5836dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). São Luís-MA: IFMA, 2014. Disponível em: http://tiny.cc/n936dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Belém-PA: IFPA, 2014. Disponível em: http://tiny.cc/la46dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Bento Gonçalves-RS: IFRS, dezembro de 2014. Disponível em: http://tiny.cc/va46dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS (IFTO). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015-2019). Palmas-TO: IFTO, novembro de 2014. Disponível em: http://tiny.cc/ab46dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (IFFAR). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). Santa Maria-RS: IFFAR, setembro de 2014. Disponível em: http://tiny.cc/ob46dz. Acesso em: 10 jul. 2019.
LOPEZ, Jesusa Rita Fidalgo Sanchez. Relação entre PDI, identidade institucional e gestão participativa nos institutos federias do Brasil: desafios e possibilidades para o desenvolvimento. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia) – Universidade Estadual da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: http://tiny.cc/ac46dz. Acesso em: 15 jul. 2019.
ORTIGARA, Claudino. Políticas para a educação profissional no Brasil: os Institutos Federais de Educação, ciência e Tecnologia e a educação integral. Pouso Alegre: Ifsuldeminas, 2014.
SCHUH, Aline Beatriz; BASSI, Eduardo da Rocha. Estrutura do Planejamento Institucional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista UNIABEU, v. 10, Número 24, janeiro-abril de 2017.
SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. O PDI como Referente para Avaliação de Instituições de Educação Superior: lições de uma experiência. Revista Ensaio: aval. política pública educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, p. 149-168, abr./jun. 2005.
SILVA, Caetana Juracy Resende; VIDOR, Alexandre Martins; PACHECO, Eliezer Moreira; PEREIRA, Luiz Augusto Caldas (Org.). Institutos Federais Lei n.º 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.