Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019) nos Ifets: o perfil dos agentes elaboradores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19127

Keywords:

Plano de Desenvolvimento Institucional. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Perfil. Elaboradores.

Abstract

This article aims to trace the academic and professional profile of the elaborating agents of the Institutional Development Plan (IDP) of 12 Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology (Ifets) and to identify the place occupied by these actors in the elaboration of such document. After identifying the IDPs in force during the analyzed period (2014-2019), 204 elaborating agents were accounted for. We use the content analysis technique (BARDIN, 2016) for the systematization and categorization of data, and Bourdieu’s (1996) conceptual notions of field and habitus to support our reflections on the position occupied by the elaborating agents in the discussions and formulations of the document. We conclude that the position occupied by the agents is linked to the interests of the managers, as they are the ones mainly responsible for the choices of the committees that elaborate the IDPs. Although there is an intention to give a democratic approach to the management of these committees, the participation of the internal and external community is not significant.

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Author Biographies

Anne de Matos Souza Ferreira , IFMT

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) da Universidade Federal do Pará. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda.

Wilma de Nazaré Baía Coelho , UFA

Pedagoga/UNAMA, mestra em Educação/UNAMA, doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Vice-Coordenadora do EDUCANORTE (PORTARIA N. 2432/2019) e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA). Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA/UFPA, entre 2006-2016). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Diversidade e diferença; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional e Planejamento de ensino, todos relacionados à Formação de Professores e a Escola Básica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Published

07-02-2020

How to Cite

Matos Souza Ferreira , A. de, & Nazaré Baía Coelho , W. de. (2020). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2019) nos Ifets: o perfil dos agentes elaboradores. Journal Education in Question, 58(55). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID19127