Pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação, tensionando os processos de identificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22726

Palavras-chave:

Processos de identificação. Pedagogo. Instituto Federal de Educação. Identidades.

Resumo

A atuação do pedagogo nos Institutos Federais de Educação (IFs) concorre na produção de processos de identificação atravessados por narrativas que tentam definir o que é ser pedagogo nos IFs. Portanto, almejou-se compreender como as pesquisas discutem os processos de identificação de pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação. Metodologicamente, escolheu-se a orientação pela abordagem qualitativa e pela pesquisa do tipo bibliográfica. Para tal, foram realizados levantamentos de teses e de dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Considerou-se que as investigações tentaram regular processos de identificação pela compreensão de identidades fixas como algo a ser encontrado com vistas aos anseios do que se espera do pedagogo. Propomos que processos de identificação sejam entendidos como parte do desenvolvimento profissional do pedagogo, superando, assim, entendimentos compartimentados que dissociam experiências pessoais e profissionais do ser pedagogo nos IFs permeados por culturas institucionais e políticas oficiais de governo situadas em determinado tempo e lugar.

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Biografia do Autor

Silvana de Alencar Silva, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso IFMT

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMT), membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc). Mestre em Educação- UFMT (2015). Especialista em Gestão Escolar (2009). Graduada em Pedagogia (2007). Técnica Administrativa em Educação-Pedagoga do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) campus Reitoria. Temas de interesse: Identidades- Processos de Identificação; Pedagog@, Desenvolvimento Profissional Docente e, políticas curriculares.

Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá

Professora Associada-Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Instituto de Educação/DEOE- Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado/ PPGE/UFMT-Brasil-Cuiabá.  Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente - GEPForDoc/CNPq

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Publicado

27-10-2020

Como Citar

de Alencar Silva, S., & Maria de Arruda Monteiro, F. . (2020). Pedagogos não docentes nos Institutos Federais de Educação, tensionando os processos de identificação. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22726

Edição

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Artigos