A produção periódica estudantil oitocentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25671

Palavras-chave:

Educação; História da Educação; Século XIX; Imprensa estudantil.

Resumo

A pesquisa objetiva mapear as publicações periódicas dos estudantes do período oitocentista por meio de um inventário realizado no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira. Indagamos sobre a produção de periódicos estudantis do período Imperial no Brasil (1822-1889) em diferentes espaços geográficos do país. Após o levantamento dos periódicos, compartilhamos um mapeamento contendo títulos, locais, datas de publicação e números disponibilizados no acervo. A investigação evidencia uma tendência de crescimento quantitativo na publicação de periódicos pela classe estudantil, entre 1840 e 1870, e a consolidação dessa prática em 1880. Tratou-se de um movimento estudantil nacional, pois os periódicos foram publicados nas principais capitais provinciais, com incidências em regiões interioranas. Os títulos evidenciam que muitos periódicos eram produtos de associações literárias e uma predileção pela produção de jornais literários. O mapeamento ratificou a dificuldade dos estudantes na manutenção desses periódicos que embora numerosos possuíam publicações efêmeras e poucos tiveram longa duração.

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Biografia do Autor

Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Grupo de Pesquisa: GEPHEIINSE - Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Grupo de Pesquisa: GEPHEIINSE - Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Pacifico Martineli, L., & Gomes Machado, M. C. (2021). A produção periódica estudantil oitocentista. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25671

Edição

Seção

Artigos