O ensino de procedimentos de autocontrole cognitivo-comportamental como estratégia para inclusão social/educacional de alunos envolvidos em atos de indisciplina
Keywords:
Autocontrole cognitivocomportamental. Alunos com transtornos de comportamento. Ambiente de sala de aula.Abstract
Este artigo tem como objetivo focalizar a prática de ensino de procedimentos de autocontrole cognitivo-comportamental para professores envolvidos no processo de inclusão de alunos com transtornos emocionais/ comportamentais. As vantagens na utilização de procedimentos de ensino de autocontrole são postas em evidência, quando comparadas aos modos tradicionais de modificação do comportamento de alunos. A essa modalidade de intervenção psicoeducacional são incorporados os princípios da Análise do Comportamento, como também procedimentos instrucionais de sala de aula. São evidenciadas as bases conceituais para a análise do autocontrole comportamental, assim como o detalhamento das fases de modificação do comportamento do aluno pelo mediador externo. São apresentados, também, os passos do processo de aprendizagem do aluno para assumir o controle do seu próprio comportamento em ambientes diversos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.