Considerações epistemológicas em educação intercultural

Autores

  • Olivier Meunier
  • José Pires

Resumo

O intercultural visa apreender a diversidade mediante dois componentes: a complexidade e a multirreferencialidade. Nesta abordagem critica ambos são contemplados a partir do conceito de dialética cultural, formulado ao longo do texto. A multirreferencialidade apreende uma realidade social sob diferentes olhares, do macro ao microssocial, mediante níveis de analise de diferentes disciplinas. A noção de dialética cultural trabalha disciplinas como cultura, identidade e representação social de uma maneira dinâmica, permitindo aceder aos processos de miscigenação característicos das sociedades humanas. Enquanto certas agencias formativas se negam a assumir a diversidade cultural, que julgam por em cheque sua finalidade e seu universalismo simplificador, nos propomos o intercultural não como um fim, mas como um processo em construção favorável a comunicação entre identidades e culturas diferentes e a formação de uma cultura comum, aberta as mudanças. Assim, a dialética intercultural, atualizando valores, praticas e representações da escola e da sociedade, permite atribuir sentidos as culturas e subculturas que as integram, assumindo um caráter democrático de possibilidades e a crença no fim das certezas, inclusive as de caráter escolar. O intercultural visa apreender a diversidade mediante dois componentes: a complexidade e a multirreferencialidade. Nesta abordagem critica ambos são contemplados a partir do conceito de dialética cultural, formulado ao longo do texto. A multirreferencialidade apreende uma realidade social sob diferentes olhares, do macro ao microssocial, mediante níveis de analise de diferentes disciplinas. A noção de dialética cultural trabalha disciplinas como cultura, identidade e representação social de uma maneira dinâmica, permitindo aceder aos processos de miscigenação característicos das sociedades humanas. Enquanto certas agencias formativas se negam a assumir a diversidade cultural, que julgam por em cheque sua finalidade e seu universalismo simplificador, nos propomos o intercultural não como um fim, mas como um processo em construção favorável a comunicação entre identidades e culturas diferentes e a formação de uma cultura comum, aberta as mudanças. Assim, a dialética intercultural, atualizando valores, praticas e representações da

escola e da sociedade, permite atribuir sentidos as culturas e subculturas que as integram, assumindo um caráter democrático de possibilidades e a crença no fim das certezas, inclusive as de caráter escolar

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Biografia do Autor

Olivier Meunier

Prof. Dr. Olivier MeunierUniversidade Paris 8| França | ParisMembro do Laboratório de Pesquisa ERASMESociólogo (doutor em Antropologia) e titular duma habilitação adirigir pesquisas em Sociologia) no Instituto Nacional de Pesquisa PedagógicaE-mail | olivier.meunier@inrp.fr

José Pires

Prof. Dr. José PiresUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa e Estudo sobrePessoas com Necessidades EspeciaisE-mail | josepires17@gmail.com

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Publicado

15-04-2010

Como Citar

Meunier, O., & Pires, J. (2010). Considerações epistemológicas em educação intercultural. Revista Educação Em Questão, 37(23). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3976

Edição

Seção

Artigos