Germinal, a Educação Física e o mito do progresso
Keywords:
Educação Física. Germinal. Mito do progresso. Complexidade.Abstract
A rudeza da vida dos mineiros de carvão e suas lutas por melhores condições de vida, na França de 1860, descritas em Germinal, romance de Émile Zola, publicado em 1881, permanece atual no Brasil. Nas situações vividas pelos personagens Georges Demeny e Etienne Lantier, descritos em Soares (1998) e em Zola (1979) respectivamente, procura-se, intercambiando ficção com realidade e passado com presente, revelar outras semelhanças. Crenças que, em determinadas condições, parecem ainda alimentar pesquisadores da nossa Educação Física: aquilo que Edgar Morin chamou de mito do progresso. Diante das incertezas descobertas pela ciência moderna coloca em xeque esse mito. Sem a pretensão de apresentar saídas ou caminhos a seguir, o artigo sugere a compreensão do caráter relativo da verdade científica através de um conhecimento articulador: o pensamento complexo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2006
How to Cite
Figueiredo, R. P. de. (2006). Germinal, a Educação Física e o mito do progresso. Journal Education in Question, 27(13). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4495
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.