Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea

Autores

  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcela Moraes de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105

Palavras-chave:

Conhecimento escolar. Currículo. Teoria do discurso.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar argumentos teóricos que possam sustentar a aposta política no conhecimento escolar como objeto incontornável nas disputas pela construção de uma escola democrática. Em diálogo com as abordagens discursivas na perspectiva pós-fundacional incorporadas pelas teorizações curriculares recentes problematiza articulações discursivas entre significantes como conhecimento/cultura, universal/particular; conhecimento/conteúdo escolar e verdade/sentido presentes nos debates educacionais da atualidade. A análise aponta que o investimento, nos processos de produção de significados, é uma estratégia discursiva cujo potencial heurístico merece ser explorado. O argumento central afirma que, em tempos de escola "sob suspeita", o desafio político consiste também no posicionamento teórico em relação às lutas hegemônicas pela significação de termos, como o de “conhecimento escolar”, que são desestabilizados e recolocados no jogo político da definição.

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Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Titular Dra. Carmen Teresa Gabriel
Universidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Coordenadora do Grupo de Estudos Currículo, Cultura e Ensino de
História (GECCEH)
E-mail | carmenteresagabriel@gmail.com

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mrs. Marcela Moraes de Castro
Universidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro,
Faculdade de Educação
Grupo de Estudos Currículo, Cultura e Ensino de História (GECCEH)
E-mail | marcelamoraesdecastro@gmail.com

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Publicado

15-04-2013

Como Citar

Gabriel, C. T., & Castro, M. M. de. (2013). Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação Em Questão, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105

Edição

Seção

Artigos