A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países

Authors

  • Vera Lúcia Jacob Chaves Universidade Federal do Pará
  • Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7173

Keywords:

Educação superior. Expansão. Financiamento.

Abstract

O artigo discute os desafios existentes na educação superior brasileira para conseguir atingir mais de 30% de seus jovens com idade entre 18 e 24 anos, matriculados nesse nível educacional. Utilizamos dados financeiros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? Inep, dentre outras fontes. Os dados apontam que há uma enorme privatização desse nível educacional e uma grande diversificação de instituições e cursos. Os recursos financeiros aplicados na educação pública atingem 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que resulta em um baixo valor por pessoa em idade educacional, quando comparações são realizadas entre o Brasil e diversos países selecionados.

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Author Biographies

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves

Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior | GEPES

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação Superior”

E-mail | veraluciajacob@gmail.com

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás

Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral

Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisador da Rede Universitas/Br

Pesquisador do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação

Superior”

E-mail | nelsoncardosoamaral@gmail.com

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Published

15-04-2015

How to Cite

Chaves, V. L. J., & Amaral, N. C. (2015). A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países. Journal Education in Question, 51(37), 95–120. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7173