A expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7175Keywords:
Expansão da educação superior pública. Trabalho do professor. Subjetividade.Abstract
O artigo tem como objetivo analisar a expansão da educação superior pública e suas implicações no trabalho docente. Apresenta dados que se integram ao tema “Trabalho Docente e Expansão da Educação Superior”, relativos a três eixos de demanda multiforme da intensificação do trabalho: EaD; Pós-Graduação e Graduação. As pesquisas apresentadas utilizaram, como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas, que foram analisados à luz do materialismo histórico-dialético. Considera-se que a intensificação do trabalho e a sociabilidade produtiva englobam, de forma contraditória, prazer, sofrimento e defesas patogênicas, assim como adoecimento permeado por dimensões afetivas, éticas e políticas.
Downloads
References
ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Relatório de acompanhamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): o Brasil e sua gente estão nas Universidades Federais. Brasília: ANDIFES, jan. 2010.
BORSOI, Izabel Cristina Ferreira. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docen- tes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 81-100, 2012.
BRASIL. MEC. INEP. Sinopses estatísticas do censo da educação superior: 1995 a 2012. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/ sinopse/default.asp. Acesso em: 10 fev. 2014.
BRASIL. SESU. Portaria nº 126, de 19 de julho de 2012. Institui comissão incumbida de acompanhar as ações do Ministério da Educação com vistas à consolidação do processo de expansão das universidades federais e de tratar dos assuntos estudantis correlatos ao tema. Análise sobre a expansão das universidades federais 2003 a 2012. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Análise sobre a expansão das universidades federais 2003 a 2012. Brasília: MEC, 2012.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Da administração pública burocrática à gerencial. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK, Peter (Org.). Reforma do Estado e administração pública gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006.
CHANLAT, Jean-François. Ciências sociais e management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas, 1999.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 7; 2002, Lisboa. Anais... Lisboa: CLAD, 2002.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
COSTA, Evelyn Hellen Sousa Costa; BRAGA, Lucelma Silva; FERREIRA, Ruan Marcus de Jesus Pinheiro. O processo de expansão das universidades brasileiras e os impactos no trabalho docente: elementos para análise da Universidade Federal do Tocantins. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br, 22; 2014, Natal. Anais… Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD-ROM.
DEJOURS, Christophe. Sofrimento e prazer no trabalho: a abordagem pela psicopatologia do trabalho. In: LANCMAN, Selma; SZNELWAR, Laerte (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.
DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth. Itinerário teórico em psicopatologia do tra- balho. In: DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elizabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.
DOCENTE UFF 1. Entrevista. Rio das Ostras, (RJ), 5 fev. 2013. DOCENTE UFF 2. Entrevista. Rio das Ostras, (RJ), 6 fev. 2013. DOCENTE UFMA 1. Entrevista. São Luís, (MA), 11 mar. 2013. DOCENTE UFMA 4. Entrevista. São Luís, (MA), 20 mar. 2013. DOCENTE UFMA 6. Entrevista. São Luís, (MA), 23 mar. 2013. DOCENTE UFT 2. Entrevista. Palmas, (TO), 2 abr. 2013.
DOCENTE UFT 3. Entrevista. Palmas, (TO), 4 abr. 2013.
DOCENTE UNB 1. Entrevista. Brasília, (DF), 20 ago. 2013.
DOCENTE UNB 5. Entrevista. Brasília, (DF), 27 ago. 2013.
DOCENTE UNB 6. Entrevista. Brasília, (DF), 26 nov. 2013.
GAULEJAC, Vicent. Entrevista: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2007.
GAULEJAC, Vicent de; AUBERT, Nicole. Le coût de l’excellence. Paris: Seuil, 1991.
GREGÓRIO, José Renato Bez de. Política de pessoal docente do governo Lula: uma aná- lise do REUNI e seus desdobramentos. 2011. 269f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
LEDA, Denise Bessa; COSTA, Gleiciane Mendes; CORDEIRO, Neylla Cristhina Pereira. Reestruturação e expansão da educação superior: “A política é de você dar uma preca- rizada no trabalho docente”. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br, 22; 2014, Natal. Anais… Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD-ROM.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
MANCEBO, Deise. Subjetividade docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. (Org.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, 2010.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: Reflexão & Crítica, Porto Alegre, v. 20, p. 74-80, 2007.
MANCEBO, Deise. VALE, Andréa Araujo do; MORAIS, Carla Christina Imenes de; ÁVILA, Sueli de Fatima Ourique de; MEIRELES, Priscila Andreza; MATTOS, Lidiane. O trabalho docente no EAD: o caso do CEDERJ ? parte I. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br, 22; 2014, Natal. Anais… Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD-ROM.
OMS. Organização Mundial da Saúde ? CID 10. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. 10. ed. São Paulo: Edusp, 2007.
PAULA, Ana Paula Paes de. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; DANTAS, Rodrigo de Oliveira; SILVA, Samiris Costa da. Processo de reestruturação e expansão em uma IFES: repercussões no trabalho docente. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br, 22; 2014, Natal. Anais… Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD-ROM.
RODRIGUES, Viviane de Souza. O REUNI como estratégia da contra-reforma na educação superior. 2011. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
SGUISSARDI, Valdemar; GOERGEN, Pedro; DIAS SOBRINHO, José; PINO, Ivany; PIOZZI, Patrizia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de; CAMARGO, Elizabeth. Universidade: reforma e/ou rendição ao mercado? Mercantilização do conhecimento e deserção do Estado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 647-651, out. 2004. Disponível em: htttp:// www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 24 abr. 2013.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade pública estatal: entre o público e o privado/mercantil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 191-222, 2005.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar; SILVA, Eduardo Pinto e. Trabalho intensificado na universidade pública brasileira. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; CATANI, Afrânio Mendes; SILVA JÚNIOR, João dos Reis (Org.). Educação superior no Brasil: tempos de internacionalização. São Paulo: Xamã, 2010.
SILVA, Eduardo Pinto. Trabalho, saúde e subjetividade do professor na universidade pública em expansão: estranhamento, sofrimento e prazer. 2013. 167f. Relatório de Pesquisa (Pós- Doutorado em Políticas Públicas) ? Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. O trabalho do professor diante da expansão da pós-gradua- ção em educação: o caso da região sudeste. 2014. 235f. Relatório Pesquisa (Pós-Doutorado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
SOUSA, Adriana Modesto de. O perfil do adoecimento docente na Universidade de Brasília de 2006 a 2011. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) ? Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.