Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as

Authors

  • Ana Chrystina Venancio Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina

Keywords:

Escritas ordinárias. Memória. Arquivos pessoais.

Abstract

Tanto os intelectuais da educação como os/as professores/as que atuam anonimamente na sala de aula reúnem documentos ao longo da vida. Os seus arquivos pessoais, entendidos como uma certa forma de escrita de si, permitem pensar na importância de uma “memória de papel” para o reconhecimento de diferentes propostas e práticas que, histórica e cotidianamente, inventam a escola e a sala de aula. Neste texto procurou-se inventariar as escritas ordinárias encontradas nestes arquivos, com o objetivo de discutir a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.

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Author Biographies

Ana Chrystina Venancio Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ana Chrystina Venancio Mignot

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Teresa Santos Cunha

Universidade do Estado de Santa Catarina

Published

15-04-2006

How to Cite

Mignot, A. C. V., & Cunha, M. T. S. (2006). Razões para guardar: a escrita ordinária em e arquivos de professores/as. Journal Education in Question, 25(11), 40–61. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8286