O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática

Autores/as

  • Oswaldo Hajime Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Na passagem das décadas de 1970-1980, emerge no Brasil uma produção educacional fortemente marcada pelos influxos da tradição marxista, em consonância com a tendência oposicionista do período. Tal produção assume características peculiares devido à convergência de um conjunto de fatores: a ausência de acumulação marxista pregressa nesse campo, o adensamento político propiciado pelo engajamento dos educadores no conjunto das lutas oposicionistas, as reorganizações do campo educacional, com a reativação de eventos e entidades nacionais e o estabelecimento do sistema nacional de pós-graduação. O presente trabalho discute a natureza da incidência marxista, relacionando-a as condições históricas que conformaram tal produção intelectual.

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Publicado

15-12-1998

Cómo citar

Yamamoto, O. H. (1998). O aporte marxista da educação brasileira no contexto da resistência e da transição democrática. Educación En Cuestión, 8(1), 15–32. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10106