A contribuição da categoria gramsciana de sociedade civil no entendimento da constituição histórica da organização escolar na sociedade brasileira

Autores/as

  • Maria Luisa Santos Ribeiro

Resumen

Quando dos estudos realizados em decorrência das exigências impostas pela condição de aluna regular de um curso de doutorado em educação, deparei-me com a teoria (ampliada) de Estado de Gramsci (“... neste sentido", diz o referido autor, "poder-se-ia dizer que Estado = sociedade política + sociedade civil, isto é, hegemonia revestida de coerção".1), teoria, esta, elaborada como condição necessária à compreensão da superestrutura que vai se desenvolvendo de maneira articulada à infra-estrutura das sociedades de tipo capitalista.

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Publicado

15-12-1992

Cómo citar

Ribeiro, M. L. S. (1992). A contribuição da categoria gramsciana de sociedade civil no entendimento da constituição histórica da organização escolar na sociedade brasileira. Educación En Cuestión, 4(1/2), 49–60. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11303