A profissionalização do ensino: notas preliminares

Autores/as

  • Regina Lúcia Freire de Oliveira

Resumen

Para estudar a relação educação/trabalho, partimos de um ponto fundamental: compreender o educacional para além de suas especificidades, numa articulação com o contexto político-econômico mais amplo da sociedade, no caso, a brasileira. Nessa perspectiva, coloca-se-nos como essencial apontar alguns elementos que possam configurar as circunstâncias históricas do surgimento da profissionalização nos termos da Lei no 5692/71, ou seja, entender as particularidades da sociedade brasileira no período da promulgação desta Lei, o que implica reportarmo-nos aos antecedentes que lhe deram origem. Tem-nos revelado a história que o Brasil, inserindo-se no movimento mesmo do capital, vem se alternando entre períodos de crise (como a de 1962/67) e de expansão (1969/73). É exatamente nesse espaço de tempo que se dá o movimento político-militar de 64, cuja principal conseqüência se expressa em consolidar a internacionalização do mercado interno. Nesse contexto, é acelerada a industrialização, havendo uma tendência acentuada à criação de serviços devido à necessidade de obras de infra-estrutura, crescimento do setor terciário e instalação de multinacionais.

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Publicado

15-12-1992

Cómo citar

Oliveira, R. L. F. de. (1992). A profissionalização do ensino: notas preliminares. Educación En Cuestión, 4(1/2), 83–97. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11305