Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa?

Autores/as

  • Maria Salonilde Ferreira
  • Eva Cristini Arruda Câmara Barros
  • Eulália Raquel G. C. Neto
  • Francisca Paula de Oliveira
  • Roseli Elias de Macêdo

Resumen

A ação que se processa na Escola é um projeto pedagógico adequado às necessidades e interesses da sociedade capitalista. Ao atender aos interesses da burguesia, a escola se torna praticamente inacessível ao proletariado e aos seus descendentes. Certos fenômenos manifestos a nível do Sistema Escolar - o sucesso, o fracasso escolar, a repetência, a evasão - vêm possibilitando a identificação da função da escola, particularmente a escola elementar, em sua relação com a forma como se estrutura a sociedade. Os estudos da ação pedagógica, que se processam nos limites da instituição escolar, têm permitido detectar o caráter de classe da ação educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-12-1992

Cómo citar

Ferreira, M. S., Barros, E. C. A. C., Neto, E. R. G. C., Oliveira, F. P. de, & Macêdo, R. E. de. (1992). Escola para as camadas populares: um slogan sedutor ou uma proposta perigosa?. Educación En Cuestión, 4(1/2), 197–204. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11313

Número

Sección

Pesquisas e experiências