O público e o privado: o papel do estado
Resumen
A nossa discussão parte do entendimento de que o Estado é produto da sociedade quando esta atinge certo grau de desenvolvimento. Ele nem sempre existiu, ao contrário, é uma categoria histórica, portanto transitória, tendendo à extinção. O Estado surge onde e quando a sociedade se divide em classes antagônicas, isto é, quando uns se apropriam do trabalho dos outros. Nesse sentido, ele é uma máquina que se forma para sustentar a dominação de uma classe sobre a outra, estando, pois, a sua gênese, ligada à produção de ex-cedentes, desde as formas mais rudimentares, como na sociedade escravista, passando pela sociedade feudal até atingir as formas mais avançadas na sociedade capitalista com a produção e o sistema de troca de mercadorias e a consolidação definitiva da extração da mais-valia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.