A didática e a tecnologia educacional: coerência e pertinência

Autores/as

  • Celina Maria Bezerra Santa Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

A nossa tentativa de estudo da disciplina Didática tem sido a de tomá-la na sua configuração real para, a partir daí, encontrar as mediações pelas quais pode ser conhecida sua essência no plano da sociedade capitalista. Este conhecimento parte das determinações simples e, retrocedendo na investigação, avança na busca da apreensão do movimento objetivo da sociedade. Este movimento do real não é, em absoluto, dado imediatamente ao pensamento. Há que, saindo da sua especificidade, percorrer o caminho que leva à sua totalidade e, quanto mais nos afastamos das simples determinações, mais se amplia a rede das mediações que o explicam. Neste artigo, retomaremos a relação entre a didática e a tecnologia educacional, justamente na perspectiva perseguida no nosso estudo — a de não somente analisar esta relação dentro dos limites do contexto educacional brasileiro, mas remetê-la, sempre, ao conjunto das formas das relações estabelecidas entre o sistema de ensino e a base material da sociedade.

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Publicado

15-12-1989

Cómo citar

Rosa, C. M. B. S. (1989). A didática e a tecnologia educacional: coerência e pertinência. Educación En Cuestión, 3(2), 30–38. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11362