Da criança ideal e abstrata à sua condição de ser social

Autores/as

  • Maria Estela Costa Holanda Campelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

Ao pensarmos sobre a nossa visão de criança, concluímos que tal visão reflete uma abordagem de desenvolvimento a ela subjacente. Da mesma maneira, ao analisarmos o modo como percebemos a criança pré-escolar e o seu desenvolvimento, não podemos fazê-lo desvinculado de outras visões que encontramos explícita ou implicitamente em propostas pedagógicas de educação pré-escolar. Tais visões — que têm influenciado a nossa prática pedagógica com a criança pré-escolar — são conteúdos que estão atrelados a diversos momentos da história da Psicologia. São as visões: predeterministas, ambientalista, interacionista, e sócio-histórica.

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Publicado

15-12-1989

Cómo citar

Campelo, M. E. C. H. (1989). Da criança ideal e abstrata à sua condição de ser social. Educación En Cuestión, 3(2), 67–85. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11366