Federalismo e relações intergovernamentais na implementação de políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12212Palabras clave:
Federalismo. Relações intergovernamentais. Plano de Ações Articuladas.Resumen
O artigo tem como objetivo analisar os marcos conceituais do federalismo e os tipos de relações intergovernamentais (RIG) oriundos de seu funcionamento, evidenciando suas repercussões para a implementação das políticas educacionais. Toma como referência o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento utilizado para estabelecer o regime de colaboração entre os entes federados, visando à melhoria da qualidade da educação básica. A pesquisa bibliográfica e a análise documental permitiram constatar que o federalismo é um regime político que requer compartilhamento de poder e interdependência entre os entes federados. No caso do PAR, ora se identifica com a interdependência, ora com a autoridade da União e a centralidade das decisões nesse nível de governo. Conclui-se, portanto, que é preciso avançar quanto ao aperfeiçoamento da coordenação federativa, no sentido de equilibrar as relações intergovernamentais, dotando os diferentes governos de autonomia e de capacidade técnica e arrecadatória para que possam participar dos processos decisórios acerca das políticas educacionais nacionais.Descargas
Citas
ABRUCIO, Fernando Luiz. A reconstrução das funções governamentais no federalismo brasi- leiro. In: HOFMEISTER, Wilhelm; CARNEIRO, José Mário Brasiliense (Org.). Federalismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2001.
ABRUCIO, Fernando Luiz. A coordenação federativa no Brasil: a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia Política, Curitiba, n. 24, p. 105-121, jun. 2005.
ABRUCIO, Fernando Luiz. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aper- feiçoamento. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; SANTANA, Wagner (Org.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco, 2010.
ABRUCIO, Fernando Luiz; FRANZENE, Cibele; SANO, Hironobu. Trajetória recente da cooperação e coordenação no federalismo brasileiro: avanços e desafios. In: CARDOSO JUNIOR, José Celso; BERCOVICI, Gilberto (Org.). República, democracia e desenvolvi- mento: contribuições ao Estado brasileiro contemporâneo. Brasília: Ipea, 2013.
ARAÚJO, Gilda Cardoso. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes federa- dos. Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-243, jul./dez. 2010.
ARIZNABARRETA, Koldo. Capital social, cultura organizativa y transversalidad en la gestion pública. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, VI; 2001, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 56/2007 e pelas Emendas Constitucionais de revisão nos 1 a 6/94. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008. 464p.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27833.
CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. Federalismo e educação: subsídios para o debate. Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 42-72, set./dez. 2014.
CAMINI, Lucia. A gestão educacional e a relação entre entes federados na política edu- cacional do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 2009. 294f. Tese(Doutorado em Edcação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
CAMINI, Lucia. A política educacional do PDE e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 535-550, set./dez. 2010.
CUNHA, Maria Couto; COSTA, Jean Mário Araújo; ARAÚJO, Rosemeire Baraúna Meira de. O Plano de Ações Articuladas: percepções e expectativas na gestão da educação munici- pal. Série-Estudos, Campo Grande, n. 34, jul./dez., 2012.
ELAZAR, Daniel. Exploring federalism. Tuscaloosa: The University of Alabama Press, 1987.
FARENZENA, Nalú. A implementação de Planos de Ações Articuladas municipais: marcos e trajetórias de uma pesquisa de avaliação. In: FARENZENA, Nalú (Org.). Implementação de Planos de Ações Articuladas Municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. Pelotas: Editora da UFPel, 2012.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Federalismo e planejamento educacional no exercício do PAR. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 153, p. 602-623 jul./set. 2014.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília. Plano de Ações Articuladas (PAR): discutindo dados da pesquisa em rede. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília (Org.). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Liber Livro, 2013.
FRANZENE, Cibele. Federalismo cooperativo no Brasil: da Constituição de 1988 aos sistemas de políticas públicas. 210f. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010.
GRODZINS, Morton. The American System. Chicago: Rand McNally, 1966.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 paí- ses. 2. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SANO, Hironobu. Articulação horizontal no federalismo brasileiro: os Conselhos de secre- tários estaduais. 308f. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.
SOUZA, Celina. Federalismo: teorias e conceitos revisitados. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais – BIB, São Paulo, n. 65, p. 27-48, jan./ jun. 2008.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Contexto histórico e atual das políticas educativas: autonomia e regime de colaboração. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Sistema municipal de ensino e regime de colaboração. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
WRIGHT, Deil. Understanding intergovernmental relations. 3. ed. California: Books/Cole Publishing Company. 1988.
WRIGHT, Deil. Del federalismo a las relaciones intergubernamentales em los Estados Unidos de America: una nueva perspectiva de la actuacion reciproca entre el gobierno nacional, estatal y local. Revista de Estudios Políticos, Madrid, n. 6, p. 5-28, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.