A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares

Autores/as

  • Dalva Maria de Andrade Martins

Resumen

O presente tema nasceu e começa a crescer no bojo das contradições que impulsionaram mudanças na nossa concepção e prática pedagógica. Tem sido tortuoso e conflitante o caminho percorrido na identificação e análise das relações entre as estruturas pré-existentes na criança na fase inicial de escolarização e a promoção de situações que lhe possibilitem construir, gradativamente, um conhecimento historicamente acumulado sobre a natureza da língua escrita. Esse é um grande desafio para o educador que descobre no movimento da prática pedagógica alicerçado na ação reflexão-ação a influência de ideologias empiristas, liberalistas e funcionalistas na fragmentação do saber, e, consequentemente, no ocultamento das múltiplas variáveis que interagem no processo de conhecimento.

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Publicado

15-06-1996

Cómo citar

Martins, D. M. de A. (1996). A mediação semiótica na alfabetização de crianças de classes populares. Educación En Cuestión, 6(1), 159–170. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12238

Número

Sección

Pesquisas e experiências