A infância como categoria histórica: reflexões metodológicas
Resumen
Tentarei refletir sobre o processo desenvolvido no meu estudo relativo à infância, priorizando questões do método de apropriação do conhecimento. Apresento uma síntese desse estudo e, em seguida, momentos de aproximação e de sistematização sobre seu objeto. Na pesquisa, trabalho com o movimento que articula significados para o conceito de infância, a partir da consideração a crianças reais e a idéias hegemônicas sobre esses sujeitos. Neste sentido, mostro a força do abstrato na infância como categoria geral e a carga ideológica com a qual esta categoria recobre, pelo recurso ao argumento do natural e do universal, o que é essencialmente social; resgato o conteúdo moderno da categoria infância, expresso na construção da especificidade e na sua negação, e leio essa ruptura, principalmente, pelo corte de classes sociais; enfatizo a convivência do ideológico e da objetividade da infância como categoria histórica; aponto para a abertura de traços diferentes da especificidade moderna de infância, na atualidade, em função de forças do mercado de bens de consumo destinados ao público infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.