Plano de Ações Articuladas:

avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externa

Autores

  • Lucia de Fatima Valente Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciane Terra dos Santos Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilneide Maria de Oliveira Lobo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14001

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa. Plano de Ações Articuladas.

Resumo

Este estudo analisa as ações do Plano de Ações Articuladas – PAR, voltadas para a área de avaliação da aprendizagem contidas na Dimensão 3, denominada Práticas Pedagógicas e Avaliação, no período de 2007 a 2011, enfocando municípios do estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica que utilizou metodologia de cunho qualitativo. Como procedimentos, foram utilizadas análise bibliográfica e documental bem como entrevistas semiestruturadas junto aos responsáveis das Secretarias Municipais. Quanto à avaliação da aprendizagem, o PAR tem levado à implementação de ações referentes à definição de concepção de avaliação da rede de ensino, assistência aos estudantes e correção de fluxo escolar, no entanto, os dados revelam a responsabilização das instituições de ensino em relação aos seus resultados sem apontar as políticas e as condições materiais para que a “qualidade” e o direito à aprendizagem se efetivem.

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Publicado

12-04-2018

Como Citar

Valente, L. de F., Garcia, L. T. dos S., & Lobo, G. M. de O. (2018). Plano de Ações Articuladas:: avaliação da aprendizagem e sua interface com a avaliação externa. Revista Educação Em Questão, 56(47), 121–150. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID14001

Edição

Seção

Artigos