La medicalización en la educación y la formación inicial del pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24692Palabras clave:
Medicalización, Conceptos científicos, Pedagogía, JugarResumen
A medicalização reduz aspectos sociais, políticos, educacionais a doenças de origem biológica do sujeito que fracassa na escola, por isso é necessário abordar esse tema na formação inicial do professor. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito científico medicalização na educação com estudantes de pedagogia. Para isso foi realizado um experimento formativo com turma de pedagogia presencial de uma universidade pública. As mediações pedagógicas se basearam na hierarquia conceitual sobre o referido conceito, por meio de reflexões críticas, do brincar, de prática de estágio, leituras e registros escritos. Observou-se que o experimento formativo possibilitou maior aprendizagem conceitual sobre medicalização na educação, seus determinantes e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento ao fenômeno. Conclui-se que as práticas pedagógicas humanizadas em todos os níveis de ensino, juntamente com a mediação do brincar, podem ser estratégias de combate à medicalização.
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