A medicalização na educação e a formação inicial do pedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24692

Palavras-chave:

Medicalização, Conceitos científicos, Pedagogia, Brincar

Resumo

A medicalização reduz aspectos sociais, políticos, educacionais a doenças de origem biológica do sujeito que fracassa na escola, por isso é necessário abordar esse tema na formação inicial do professor. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e analisar mediações pedagógicas no processo de aprendizagem do conceito científico medicalização na educação com estudantes de pedagogia. Para isso foi realizado um experimento formativo com turma de pedagogia presencial de uma universidade pública. As mediações pedagógicas se basearam na hierarquia conceitual sobre o referido conceito, por meio de reflexões críticas, do brincar, de prática de estágio, leituras e registros escritos. Observou-se que o experimento formativo possibilitou maior aprendizagem conceitual sobre medicalização na educação, seus determinantes e contribuiu com a identificação de possibilidades de enfrentamento ao fenômeno. Conclui-se que as práticas pedagógicas humanizadas em todos os níveis de ensino, juntamente com a mediação do brincar, podem ser estratégias de combate à medicalização.

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Biografia do Autor

Vânia Aparecida Calado, Universidade Potiguar

Integrante do GT 59 “Psicologia e Políticas Educacionais” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural (NEPHC/UFRN).

Herculano Ricardo Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi/UFRN). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural (NEPHC/UFRN). Integrante do GT 59 “Psicologia e Políticas Educacionais” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP.

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Integrante do GT ANPEPP Psicanálise, Política e Clínica.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Calado, V. A., Campos, H. R., & Ribeiro, C. T. (2021). A medicalização na educação e a formação inicial do pedagogo. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24692

Edição

Seção

Artigos