A “invasão” feminina na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25105

Palavras-chave:

História das Mulheres, História das Instituições Educativas, Moradia estudantil, Casa do Estudante Universitário (CEU/UFRGS)

Resumo

O artigo discute a presença feminina na Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem-se como objetivo central investigar os processos que envolveram a “invasão”, em 1980, que faz parte da luta pelo ingresso das mulheres na CEU e que provocou, anos depois, sua abertura para as estudantes. As fontes preponderantes são memórias orais de mulheres que participaram desse episódio, sobretudo examinaram-se os modos como se engajaram na luta, e a relação que estabeleceram com os homens que, no período, residiam na Casa. Pode-se concluir que a CEU foi originalmente concebida com o intuito de suprir a necessidade de acesso à moradia dos homens. O acontecimento da “invasão” promoveu uma nova forma de se conviver nesse lugar, permitindo às mulheres concorrer a vagas e, assim, dar seguimento aos seus estudos no ensino superior que, na época, ainda era frequentado majoritariamente pelo público masculino.

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Biografia do Autor

Fabiana Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação.

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada II de História da Educação da Faculdade de Educação, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Pinheiro da Costa, F., & Bittencourt Almeida, D. (2021). A “invasão” feminina na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25105

Edição

Seção

Artigos