Profesores acogedores
interfaces reflexivas de la pasantía posdoctoral en Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26502Palabras clave:
profesor acogedor, Estrategias metodológicas de enseñanza, La autonomía, EscuchandoResumen
Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. Tratou-se de um estudo exploratório, descritivo, desenvolvido junto a professores/pesquisadores portugueses cujos relatos atribuíram ao professor acolhedor uma postura prática, ética e responsável ao possibilitar a criação de vínculo e de um ambiente de confiança. Dos relatos veio também a ideia da educação como processo diretamente associado com as emoções; o emocionar como condição para a aprendizagem humana. Concluímos que ao professor acolhedor, cabe o compromisso em adotar práticas humanizadas, saindo de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento abrigando emoções e o protagonismo de alunos no seu próprio desenvolvimento. Além de favorecer a construção de ambientes de confiança que fortaleçam o ato de educar.
.
Descargas
Citas
ANDREOLA, Balduíno Antônio. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta; PEREIRA, Erika Abreu. DE TUTOR A PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA: AS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EAD. Educ. em foco Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 462-488, jan/abr 2020.
ARRUDA, Marina Patrício. O paradigma emergente da educação: o professor como mediador de emoções. ETD - Educação Temática Digital. 14, 2 (nov. 2012), 290–303. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2935/pdf . acesso: 10-03-2020.
ARRUDA, Marina Patrício; ROSA, Geraldo Antônio. A Vontade Amorosa de mudar o mundo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 589-608, jan./abr. 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27416/21334 .
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 7.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo. Ideias. São Paulo: FDE, n.20, p.87–93, 1993.
CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; GONÇALVES, Carlos Alberto. Análise de conteúdo e análise de discurso nas ciências sociais. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 5, n. 1, art. 6, p. 0-0, 2003.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra; 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; SOARES, solange toldo. Estágio Supervisionado no curso de pedagogia. UNICENTRO, Gráfica UNICENTRO, 2014.
LIMA, Demetrius Ribeiro; ROSATELLI Marta Costa. Um Sistema Tutor Inteligente para um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. In: IX Workshop de Informática na Escola, 2003, Campinas. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Campinas, 2003.
MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia. In MORAN, José Manuel. MASETTO, MT e BEHRENS, Maria Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000, p.133-173.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas (SP): Papirus, 2012.
MILL, Daniel. Tutoria na Educação a Distância. In: MILL, Daniel. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.
MOORE, Moore; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MORIN, Edgar. O Enigma do Homem - Para uma Nova Antropologia, Rio de Janeiro. Zahar Editores, 1979.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Cortez, 1999.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger ; MOTTA, Raúl Domingo . Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília; UNESCO, 2003.
RIBEIRO, Luiz Roberto Camargo. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino superior. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
SOUZA, Maria Karine G GUASSELLI; ARRUDA, Marina Patrício; PINHEIRO, Leandro Rogério. Sentidos atribuídos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores. HISPANISTA(Edição em Português), v.79, p.43-58, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, [s. n.], v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005/2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
PARTICIPANTE 1. Relato. Aveiro (Portugal), 6 janeiro. 2020.
PARTICIPANTE 2. Relato. Aveiro (Portugal), 6 janeiro. 2020.
PARTICIPANTE 3. Relato. Aveiro (Portugal), 6 janeiro. 2020.
PARTICIPANTE 4. Relato. Aveiro (Portugal), 6 janeiro. 2020.
PIMENTA, SG; LIMA, MSL. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, [s. n.], v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005/2006.
PRETI, Oreste. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: PRETI, Oreste. (Org.). Educação a distância: início e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT, 1996.
RABELO, Lísia; GARCIA, Vera Lúcia. Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 4, p. 586-596, Dec. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000400586&lng=en&nrm=iso. Acesso: 25/03/2021.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos.Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.