Ação de instituições estrangeiras e nacionais no desenvolvimento de materiais didáticos de ciências no Brasil: 1960-1980

Autores/as

  • Karl Michael Lorenz

Palabras clave:

Livros didáticos. Ensino de ciências. Ensino primário. Ensino secundário.

Resumen

Na segunda metade do século vinte, foi transplantado para o Brasil um paradigma que enfatizava a importância da investigação científica no ensino das Ciências Naturais no primeiro e segundo graus. O paradigma teve origem nos Estados Unidos em resposta às críticas internas referentes ao ensino secundário e aos acontecimentos internacionais. Inicialmente, sustentado por subvenções estrangeiras, e, mais tarde, patrocinado pelo Ministério da Educação, um movimento surgiu no Brasil que objetivava reformar o ensino de ciências pela utilização de materiais escolares que incorporassem os princípios do paradigma. Este trabalho descreve a trajetória do movimento reformista, nas décadas de 1960 e 1970, focalizando a análise no papel das instituições estrangeiras e nacionais na produção e divulgação dos novos materiais didáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karl Michael Lorenz

Prof. Dr. Karl Michael Lorenz, Ed.D | Sacred Heart University de Fairfield | Curso de Pós-Graduação em Educação | Linha de Pesquisa História do Ensino de Ciências no Brasil | E-maillorenzk@sacredheart.edu; 

Publicado

15-04-2008

Cómo citar

Lorenz, K. M. (2008). Ação de instituições estrangeiras e nacionais no desenvolvimento de materiais didáticos de ciências no Brasil: 1960-1980. Educación En Cuestión, 31(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3903