A rede do imaginário infantil: um serviço de educação intercultural do Museu das Crianças do Brasil

Autores/as

  • Vera Lucia Chacon Valença

Palabras clave:

Educação intercultural. Rede do imaginário. Virtualização.

Resumen

Este artigo apresenta a Rede do Imaginário Infantil, ferramenta virtual, proposta para o Museu das Crianças do Brasil, cuja função é armazenar um acervo constituído por produções culturais das crianças, de pesquisadores e de pessoas da comunidade. Tal rede alimentará o referido espaço cultural e será por ele enriquecida. Nela ficarão acumulados dados sobre o patrimônio imaterial e material universal e local. A Rede do Imaginário Infantil está apoiada na abordagem de educação intercultural e possibilitará um intercâmbio entre espaços culturais infantis do Brasil e do mundo, criando comunicação entre as crianças e seus pares, habitantes de várias localidades. Tem por interesse especial registrar a cultura híbrida latino-americana, inserindo- a na cultura universal. A Rede do Imaginário está sendo tecida inicialmente em Santa Catarina, acumulando, inicialmente, resultados de pesquisa desenvolvida sobre valores culturais e estéticos de crianças catarinenses de diferentes etnias.

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Biografía del autor/a

Vera Lucia Chacon Valença

Profa Dra. Vera Lucia Chacon Valença | Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) | Mestrado de Educação | Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade | E-mail: veravalenca@uol.com.br

Publicado

15-09-2008

Cómo citar

Valença, V. L. C. (2008). A rede do imaginário infantil: um serviço de educação intercultural do Museu das Crianças do Brasil. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3932