A inspeção escolar e a campanha nacionalista: políticas e práticas na escola primária catarinense

Autores/as

  • Ademir Valdir dos Santos

Palabras clave:

Escola primária. Inspeção escolar. Nacionalismo.

Resumen

Durante as primeiras décadas do século XX, a educação escolar foi estrategicamente utilizada pelo governo com a intenção de eliminar focos contrários à campanha nacionalista. As escolas primárias catarinenses foram alvo de medidas que objetivaram forjar uma identidade nacional, se opondo à cultura escolar caracterizada pelo uso de língua e costumes estrangeiros. Nosso objetivo é discutir a inspeção escolar como elemento utilizado pelo governo brasileiro para atingir seus intentos nacionalistas durante a primeira metade do século XX. A metodologia é baseada na pesquisa documental, com análise de conteúdo de textos da política educacional produzidos, fontes primárias inéditas sobre a inspeção no âmbito da campanha no Estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram que a inspeção escolar foi um instrumento usado pelo governo com eficácia para desestruturar as perspectivas culturais das escolas estrangeiras e incutir as orientações nacionalistas.

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Biografía del autor/a

Ademir Valdir dos Santos

Prof. Dr. Ademir Valdir dos Santos | Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) |Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e História: Cultura Escolar e Prática Pedagógica | E-mail: ademir.santos@utp.br

Publicado

15-09-2008

Cómo citar

Santos, A. V. dos. (2008). A inspeção escolar e a campanha nacionalista: políticas e práticas na escola primária catarinense. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3935