A inspeção escolar e a campanha nacionalista: políticas e práticas na escola primária catarinense
Palabras clave:
Escola primária. Inspeção escolar. Nacionalismo.Resumen
Durante as primeiras décadas do século XX, a educação escolar foi estrategicamente utilizada pelo governo com a intenção de eliminar focos contrários à campanha nacionalista. As escolas primárias catarinenses foram alvo de medidas que objetivaram forjar uma identidade nacional, se opondo à cultura escolar caracterizada pelo uso de língua e costumes estrangeiros. Nosso objetivo é discutir a inspeção escolar como elemento utilizado pelo governo brasileiro para atingir seus intentos nacionalistas durante a primeira metade do século XX. A metodologia é baseada na pesquisa documental, com análise de conteúdo de textos da política educacional produzidos, fontes primárias inéditas sobre a inspeção no âmbito da campanha no Estado de Santa Catarina. Os resultados evidenciaram que a inspeção escolar foi um instrumento usado pelo governo com eficácia para desestruturar as perspectivas culturais das escolas estrangeiras e incutir as orientações nacionalistas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-09-2008
Cómo citar
Santos, A. V. dos. (2008). A inspeção escolar e a campanha nacionalista: políticas e práticas na escola primária catarinense. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3935
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.