Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos

Autores/as

  • Pedro Franco de Sá
  • John Andrew Fossa

Palabras clave:

Problemas algébricos. Problemas aritméticos. Ensino de matemática.

Resumen

Apesar do volume considerável de pesquisas sobre resolução problemas, falta, na literatura, uma resposta que apresente uma maneira consistente de distinguir os problemas aritméticos dos problemas algébricos. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma proposta de distinção entre os problemas aritméticos e os problemas algébricos, com base nas propriedades de igualdade. Além disso, buscamos analisar algumas conseqüências imediatas dessa proposta. Os resultados obtidos indicam que muitos problemas envolvendo operações com números naturais, fracionários e porcentagem que, normalmente, são aceitos como problemas aritméticos, na realidade, são algébricos. Essa interpretação errônea, quando levada para a Matemática escolar, muitas vezes, causa aos discentes dificuldades para resolver problemas.

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Biografía del autor/a

Pedro Franco de Sá

Prof. Dr. Pedro Franco de Sá | Universidade do Estado do Pará (UEPA) | Universidade da Amazônia (UNAMA) | Coordenador do Grupo de Pesquisa Cognição e Educação Matemática da UEPA Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática da UNAMA | E-mail: psa@digi.com.br

John Andrew Fossa

Prof. Dr. John Andrew Fossa | Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Coordenador do Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura | E-mail: jfossa@oi.com.br

Publicado

15-09-2008

Cómo citar

Sá, P. F. de, & Fossa, J. A. (2008). Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936