Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia

Autores/as

  • Débora Regina de Paula Nunes
  • Jane Pinheiro de Lemos

Palabras clave:

Autismo. Hiperlexia. Inclusão.

Resumen

A proposta da Educação Inclusiva ressalta o direito de uma pessoa com necessidades educativas especiais se beneficiar de uma educação que satisfaça as suas necessidades básicas de aprendizagem. O objetivo do presente estudo de caso é descrever a forma como um aluno que apresenta autismo e características de hiperlexia está sendo inserido e/ou incluído na sala de aula do ensino regular. Através de entrevistas, registros fotográficos e observações sistemáticas do referido aluno foram identificadas estratégias educacionais que favorecem, como também, práticas que dificultam a inserção e inclusão do aluno na sala regular. Como complemento do presente estudo de caso, são apresentadas estratégias de ensino que, porventura, possam auxiliar no atendimento das necessidades básicas de educação de um educando com características semelhantes.

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Biografía del autor/a

Débora Regina de Paula Nunes

Profa. Dra. Débora Regina de Paula Nunes|Universidade Federal do Rio Grande do Norte|Departamento de Educação|Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades EspeciaisE-mail | deboranunes@ufrnet.br

Jane Pinheiro de Lemos

Jane Pinheiro de Lemos| Universidade Federal do Rio Grande do Norte| Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais| E-mail: jlemosrn@hotmail.com

Publicado

15-04-2009

Cómo citar

Paula Nunes, D. R. de, & Lemos, J. P. de. (2009). Os desafios da inclusão no ensino regular: criança com autismo e características de hiperlexia. Educación En Cuestión, 34(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3943