Os limites para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular: entre o que falam as mães e o que falam as professoras
Palabras clave:
Pessoas com deficiência intelectual. Professoras e mães. Inclusão social e educacional.Resumen
O artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos em pesquisa realizada sobre a situação vivenciada na escola por pessoas com deficiência intelectual, que interromperam seus processos de escolarização por volta dos 15 anos de idade, contrariando as orientações, na perspectiva inclusiva, para sua permanência na escola. O estudo de caso teve como objetivo investigar aspectos relacionados à saída de jovens e adultos com deficiência intelectual da escola regular, tendo, como sujeitos da pesquisa qualitativa, os próprios alunos, suas mães e professoras. Ao ser feita uma relação entre o que falam as mães e o que falam as professoras, fica evidenciada a necessidade de estabelecimento de parcerias entre esses dois segmentos envolvidos no processo, buscando alternativas, no âmbito das práticas educacionais, no sentido de que sejam garantidas a inclusão social e educacional desses alunos.
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