Os limites para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular: entre o que falam as mães e o que falam as professoras

Autores/as

  • Dulciana de Carvalho Lopes Dantas
  • Lúcia de Araújo Ramos Martins

Palabras clave:

Pessoas com deficiência intelectual. Professoras e mães. Inclusão social e educacional.

Resumen

O artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos em pesquisa realizada sobre a situação vivenciada na escola por pessoas com deficiência intelectual, que interromperam seus processos de escolarização por volta dos 15 anos de idade, contrariando as orientações, na perspectiva inclusiva, para sua permanência na escola. O estudo de caso teve como objetivo investigar aspectos relacionados à saída de jovens e adultos com deficiência intelectual da escola regular, tendo, como sujeitos da pesquisa qualitativa, os próprios alunos, suas mães e professoras. Ao ser feita uma relação entre o que falam as mães e o que falam as professoras, fica evidenciada a necessidade de estabelecimento de parcerias entre esses dois segmentos envolvidos no processo, buscando alternativas, no âmbito das práticas educacionais, no sentido de que sejam garantidas a inclusão social e educacional desses alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dulciana de Carvalho Lopes Dantas

Doutoranda Dulciana de Carvalho Lopes Dantas | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Programa de Pós-Graduação em Educação | Integrante da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais | E-mail: altedulci@supercabo.com.br

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Profa. Dr. Lúcia de Araújo Ramos Martins | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Departamento de Educação | Coordenadora da Base de Pesquisa de Educação sobre Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais | E-mail: luc.martins@terra.com.br

Publicado

15-04-2009

Cómo citar

Dantas, D. de C. L., & Martins, L. de A. R. (2009). Os limites para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na escola regular: entre o que falam as mães e o que falam as professoras. Educación En Cuestión, 34(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3946