Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?

Autores/as

  • Maria Auxiliadora N. de Figueiredo-Nery
  • Paulo N. Figueiredo

Palabras clave:

Atividades lúdicas. Criatividade. Empreendedorismo. Educação.

Resumen

Este artigo examina as práticas pedagógicas potencialmente relacionadas à formação de mentes empreendedoras em nível de escolas de ensino fundamental no contexto de uma região em desenvolvimento no Brasil. Ao longo dos últimos anos, tem havido uma profusão de estudos sobre a importância do empreendedorismo para o progresso econômico e social. Porém, na maioria dos casos, o seu ensino restringe- se a cursos em nível de graduação e de pós-graduação localizados, geralmente, em países e regiões econômica e industrialmente avançados. No Brasil, há uma escassez de estudos sobre práticas pedagógicas associadas à formação de mentes empreendedoras em escolas de ensino fundamental em países e regiões em desenvolvimento. Esse tema é examinado neste artigo em um conjunto de 20 escolas na região Centro-Oeste do Brasil. Os resultados apontam para as deficiências que devem ser superadas, assim como ações a serem tomadas. Isso é importante para que os princípios do empreendedorismo sejam assimilados desde os primeiros estágios da formação educacional, países e regiões em desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora N. de Figueiredo-Nery

Profa. Ms. Maria Auxiliadora N. de Figueiredo-NeryUniversidade Federal de Mato Grosso do SulDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa Educação, Ensino e Ludicidade (CNPq)E-mail | doranery@yahoo.com.br

Paulo N. Figueiredo

Prof. Dr. Paulo N. FigueiredoFundação Getulio Vargas | EBAPEEscola Brasileira em Administração Pública e de EmpresasGrupo de Pesquisa Educação, Ensino e Ludicidade (CNPq)E-mail | pnf@fgv.br

Publicado

15-08-2009

Cómo citar

Figueiredo-Nery, M. A. N. de, & Figueiredo, P. N. (2009). Práticas pedagógicas lúdicas: fontes iniciais para mentes criativas e empreendedoras?. Educación En Cuestión, 35(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3955